Governo coloca Portugal em alerta para o risco de incêndios florestais

7 Julho 2022, 14:53 Não Por Redacção

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro anunciou esta quinta-feira, que o Governo irá accionar a declaração de alerta para Portugal tendo em conta o calor e a possibilidade da ocorrência de incêndios florestais.

“Há esforços que devem continuar a ser feitos e antecipados, considerando precisamente as alterações climatéricas que estão previstas”, começou por dizer o governante em conferência de imprensa após uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

José Luís Carneiro referiu que  “o Governo irá accionar a declaração de alerta para limitar todas as acções que possam pôr em risco as populações e criar todas as condições que possam garantir a mobilização dos recursos necessários e indispensáveis para um esforço que os próximos dias vão exigir”.

As previsões indicam que “nestes dias vamos conhecer uma grande severidade meteorológica” com “níveis de humidade muito baixos e temperaturas muito altas, vegetação seca e ventos que ameaçam estes indicadores, que já são muito exigentes e preocupantes”, acrescentando ainda José Luís Carneiro que “está mesmo previsto que possamos noites tropicais, ou seja, muito quentes, e portanto o esforço de todo o dispositivo nacional tem de se prolongar em regimentos de horários mais exigentes”.

A ANEPC “garantiu um conjunto de medidas de antecipação operacional, para assegurar uma resposta rápida a todas as ocorrências”, bem como a GNR que notificou mais de 11 mil situações onde era necessária uma intervenção preventiva.

O Governo pretende assim declarar uma “tolerância zero no uso do fogo” de modo a que possa tentar conter ao máximo o número de ignições.

_________________

____________________