GNR devolve à natureza águia em cativeiro em Coruche

8 Junho 2021, 16:55 Não Por Redacção

Uma acção de fiscalização levada a cabo pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coruche nesta segunda-feira, 7 de Junho, permitiu devolver à natureza uma águia de asa redonda (Buteo buteo), que se encontrava em cativeiro de forma ilegal.

A acção que se centrava na verificação das condições sanitárias e licenciamento para a detenção de animais permitiu assim detectar a presença de uma ave juvenil, cuja espécie é protegida pela Convenção de Berna sobre a Vida Selvagem e os seus habitats naturais na Europa.

De acordo com a GNR, o proprietário da ave foi identificado, tendo sido autoado por detencção de espécie protegida, e a ave foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF),  localizado na Reserva Natural do Estuário do Tejo, em Alcochete, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.


Fotografia: Direitos Reservados