GNR desmantelou rede criminosa que operava desde a Golegã e Almeirim

13 Março 2024, 19:01 Não Por João Dinis

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou esta segunda e terça-feira, uma operação que permitiu desmantelar uma rede criminosa, composta por três suspeitos, uma mulher de 47 anos e dois homens de 36 e 40 anos, que se dedicava ao roubo de ouro, nos distritos de Santarém, Leiria, Castelo Branco e Lisboa.

Esta operação, que visou a realização de 12 mandados de busca, quatro domiciliárias, nas localidades de Golegã, Almeirim, Carregado e Rio de Mouro, e oito em veículos é o resultado de uma investigação realizada pela GNR desde setembro do ano passado, e que permitiu agora o desmantelamento da rede criminosa.

Denominada operação “Ouriço”, e coordenada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Abrantes, esta permitiu que fosse apreendido, 1 955 euros em numerário, seis viaturas, 17 telemóveis, 49 peças de ouro, seis peças de prata, duas caçadeiras, uma reprodução de arma de fogo (airsoft), duas pistolas, uma arma de ar comprimido, duas máquinas fotográficas, diversas moedas/selos colecionáveis, nove malas de senhora, um bastão extensível, documentos relacionados com o ilícito de venda de ouro, 31 relógios. 26 munições de diversos calibres e nove componentes informáticos.
Muitos dos bens apreendidos eram utilizados nos roubos, ou são resultantes desses roubos.

Ao que o NS apurou, o nome da operação está em muito relacionado com o modus operandi utilizado pelos suspeitos, que simulavam procurar este animal para efetuar os roubos.

Entre os detidos estão dois com antecedentes criminais por crimes contra o património, sendo que um deles estava evadido do estabelecimento prisional de Alcoentre.

Os detidos foram hoje presentes ao Tribunal Judicial de Santarém, para aplicação das medidas de coação, que não são ainda conhecidas.

(Noticia em Atualização)

________________

_____________________

_____________________