Festejos futebolísticos fazem disparar números da Covid-19 na Glória do Ribatejo

24 Maio 2021, 12:38 Não Por João Dinis

Um surto de Covid-19, que as autoridades suspeitam estar relacionado com as celebrações futebolísticas de 11 de Maio, em pessoas que residem na Glória do Ribatejo, é o principal responsável pelo elevado número de casos activos de Covid-19 no concelho de Salvaterra de Magos.

De acordo com o último boletim do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, o concelho de Salvaterra de Magos tem 20 casos activos, bem como 40 pessoas em vigilância activa, na sua grande maioria residentes na Glória do Ribatejo, e que terão estado, ou são familiares de pessoas que recentemente estiveram nas comemorações do campeonato nacional ganho pelo Sporting Clube de Portugal.

Dado esse facto, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho decidiram cancelar os eventos previstos para o passado fim-de-semana, a apresentação do livro “Não queiras ser pai”, que iria ocorrer no sábado, no auditório do espaço Jackson e as comemorações do 28º aniversário da elevação a vila da Glória do Ribatejo, que iria ocorrer entre sábado 22 de Maio e o próximo domingo, 30 de Maio.

As autoridades apelam agora aos residentes na Glória do Ribatejo, que tiveram contacto com os casos positivos, ou que suspeitem que possam ter tido algum contacto, mesmo que assintomáticos, que contactem a linha Saude24, pelo 808 24 24 24, de modo a ser acompanhados pela saúde pública, podendo vir a ser testados, se assim for necessário.

Neste momento e dada a população da Glória do Ribatejo, a incidência cumulativa é de cerca de 620 casos por 100 mil habitantes, o que poderá levar o Governo a tomar algumas medidas, caso não exista uma regressão dos números nas próximas semanas, a exemplo do que tem ocorrido em diversas freguesias do país.

Ao dia de hoje o concelho de Salvaterra de Magos tem 1.367 casos de Covid-19 identificados, dos quais 1.312 se encontram recuperados, havendo registo de 35 óbitos.

________________

_____________________

_____________________