Enfermeiros querem autorização do Ministério das Finanças para aumentar número de profissionais no Hospital de Vila Franca

30 Outubro 2022, 9:45 Não Por Redacção

Cerca de vinte enfermeiros afectos ao Sindicato Independente de Todos Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas (SITEU), estiveram esta sexta-feira numa manifestação em frente ao Hospital de Vila Franca de Xira, numa acção em que reivindicam ao Ministério das Finanças que autorize a unidade hospitalar a realizar contratações para as 35 horas semanais.

Segundo explicou a sindicalista Sónia Viegas à Agência Lusa, o principal motivo do desta manifestação foi o facto da não finalização do processo da Parceria Público Privada para a gestão pública, o que faz com que os trabalhadores tenham que continuar a trabalhar as 40 horas semanais, ao invés das 35 horas que se praticam nas outras unidades de saúde, o que está a impedir a unidade hospitalar de contratar mais profissionais.

“O principal problema são as contratações. Ainda não há autorização por parte do Ministério das Finanças para autorizar as novas contratações a 35 horas. Portanto, o hospital só tem autorização para contratar a 40, mas ao valor das 35. Como é óbvio não estão a conseguir contratar ninguém”, relatou à Agência Lusa

A sindicalista alertou para o facto desse impedimento estar a afectar o serviço prestado aos utentes, pois o número de horas extras realizadas pelos enfermeiros são inúmeras, o que aumenta a probabilidade de errar.

O SITEU pretende agora dar cerca de um mês ao Ministério das Finanças para que possa emitir a desejada autorização, prometendo mesmo avançar para a greve caso não exista uma resposta do ministério de Fernando Medina.

________________

_____________________

_____________________