Empresa investe 380 Milhões de euros em 800 hectares de central fotovoltaica em Coruche

14 Fevereiro 2022, 15:27 Não Por João Dinis

A empresa Basadre Energias Renovables 4, irá investir nos próximos anos, 380 Milhões de euros, numa central fotovoltaica a instalar em 800 hectares da Herdade da Agolada de Cima.

A central a instalar irá produzir 420 MW de energia, que visam contribuir de forma líquida para a suficiência energética nacional, com consumo neutro de carbono, produção per capita de 56 Mwh/ano e poupança anual de 420 mil toneladas de emissões de CO2 .

A Câmara Municipal de Coruche aprovou hoje um protocolo com a empresa, que pretende também investir no concelho, deixando desde logo a promessa de instalar em Coruche a sede social da empresa, o que fará com que fique no concelho os impostos a pagar pela empresa.

O protocolo, que entra em vigor após a conclusão do processo de licenciamento e que terá a duração de 20 anos, tem por objecto “estabelecer os termos de colaboração entre a Basadre e o Município de Coruche com vista a maximizar as externalidades positivas do projecto em prol do desenvolvimento local”, refere ainda o município.

A empresa compromete-se a apoiar 20 bolsas de estudo no valor de 2 mil euros anuais, bem como uma cooperação entre a empresa e o município em material energética e ambiental, como a realização de estudos energéticos municipais, identificando a matriz energética do Concelho e caracterizando detalhadamente os níveis e as tipologias de consumo.

Está também prevista a elaboração de um estudo técnico de eficiência energética e do respectivo plano de implementação para todos os equipamentos e edifícios municipais, de forma a reduzir o consumo energético. Dos estudos decorrerá ainda a elaboração de um plano municipal de combate à pobreza energética, de acordo com o plano nacional de combate à pobreza energética.

A empresa que se dedica à implementação de energias renováveis na Península Ibérica pretende também trazer para Coruche a organização das Jornadas Anuais Energéticas, aberto a toda a população, de forma a tornar a informação energética acessível a todos, sobretudo no que respeita à eficiência e à produção descentralizada.

________________

_____________________

_____________________