Da temperatura às iluminações de Natal – As medidas dos Municípios de Coruche, Salvaterra e Benavente para poupar na factura da luz

10 Novembro 2022, 8:30 Não Por Redacção

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) aprovou em Conselho Intermunicipal, composto pelos autarcas das Câmaras Municipais de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, um conjunto de medidas de poupança energética, com o objectivo de diminuir a factura, que nos últimos meses triplicou os encargos dos municípios.

As medidas são abrangentes e dizem respeito à energia e eficiência hídrica, contemplando um conjunto de medidas que vão desde a regulação da temperatura às iluminações de Natal, bem como às medidas a adoptar nos recintos culturais e desportivos.

De acordo com o documento da CIMLT, que fará agora “Lei” para as autarquias, estas deverão ajustar os horários de funcionamento da iluminação pública, bem como dos níveis de iluminação, evitando ainda que permaneçam ligadas durante os períodos diurnos, devendo fazer uma substituição das luminárias para a tecnologia LED, admitindo os autarcas a colocação de sensores de presença.

As iluminações de carácter decorativo, como por exemplo a iluminação natalícia, deverão ser desligadas às 22 horas, e a iluminação interior deverá sempre ser desligada quando o espaço não estiver a ser utilizado.

A climatização dos espaços deverá ter como balizamento um máximo de 18.° C no Inverno e o mínimo de 25.° C no Verão, devendo a mesma ser desligada durante os períodos sem utilização.

As piscinas e complexos desportivos viram também ser emanados um conjunto de medidas que deverão observar, sendo que a regulação da temperatura da água e a redução dos caudais de torneiras e chuveiros estão entre as medidas prioritárias.

A CIMLT pretende ainda “fomentar a produção local de electricidade através de sistemas de aproveitamento de fontes de energia renovável”, estando para isso a iniciar a preparação de um acordo quadro para o autoconsumo com recurso ao fotovoltaico.

Com estas medidas as autarquias pretendem ver uma redução significativa na factura mensal da electricidade, que no próximo ano pode significar um dos gastos mais elevados e que está mesmo a obrigar os autarcas a uma criteriosa gestão do seu orçamento para 2023.

________________

_____________________

_____________________