Cruz Vermelha pode reforçar socorro em Coruche

27 Abril 2023, 12:47 Não Por João Dinis

Uma equipa da Cruz Vermelha poderá vir a reforçar as equipas de socorro em Coruche, garantindo assim um Posto de Emergência Médica (PEM) do INEM, no que seria um aumento de efetivo de operacionais do socorro no concelho.

A hipótese foi admitida esta quarta-feira, 26 de abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, que anunciou que após reunião com o INEM, onde verificou que a possibilidade da instalação de uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) no Centro de Saúde de Coruche é praticamente nula, sobretudo pela falta de meios do INEM, que tem por colocar ainda quatro equipamentos semelhantes no país onde existem Serviços de Urgência Básica (SUB).

Francisco Oliveira recordou que o facto de ter sido retirada a possibilidade da criação de um SUB no Centro de Saúde de Coruche, por via legislativa, inviabilizou também a colocação de uma ambulância com serviços avançados no concelho, apesar da total disponibilidade da autarquia para apoiar a instalação do serviço.

Sobre a colocação da PEM em Coruche, o INEM não consegue garantir diretamente a colocação do equipamento em funcionamento, estando agora a autarquia a avaliar com a Cruz Vermelha Portuguesa a possibilidade da colocação de uma equipa em Coruche, que garantisse o funcionamento do equipamento de socorro, que iria reforçar os meios dos Bombeiros Municipais de Coruche.

Recorde-se que esta foi também a solução encontrada pela autarquia do Cartaxo para reforçar o efetivo de socorro, num concelho que também se debate com a falta de operacionais no corpo de bombeiros municipal.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________