Chamusca: 400 Operacionais participam em exercício de preparação do dispositivo de combate a incêndios

27 Abril 2023, 13:47 Não Por Lusa

Cerca de 400 operacionais participam hoje no concelho da Chamusca num exercício de proteção civil que tem como objetivo preparar no terreno os meios envolvidos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) diz tratar-se de um exercício de proteção civil que decorre com a movimentação no terreno de meios operacionais, envolvendo as entidades integrantes do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2023.

Segundo a ANEPC, o exercício, denominado “FIREX `23”, visa testar o nível de resposta operacional numa situação excecional decorrente de um incêndio rural, exercitando, para o efeito, a capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários níveis de decisão intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro.

O exercício, que decorre ao longo do dia de hoje nas freguesias da Carregueira e Pinheiro Grande, no concelho da Chamusca (Santarém), pretende “proporcionar uma importante oportunidade de aprendizagem para todos os atores envolvidos, visando a articulação e cooperação operacional entre os participantes”, indica a ANEPC.

Durante o exercício vão também participar várias empresas para testar os planos de emergência internos e os procedimentos perante situações de emergência.

A ANEPC refere ainda que estão envolvidos no exercício cerca de 400 operacionais, dos diversos agentes de proteção civil e entidades cooperantes de toda a região, nomeadamente da ANEPC com a intervenção da Força Especial de Proteção Civil, corpos de bombeiros, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Instituto Nacional de Emergência Médica, Agrupamento Complementar de Empresas – AFOCELCA, Policia Judiciária, E-REDES, Associação de Produtores Florestais, além de outras entidades públicas, privadas e associativas, designadamente as câmaras municipais da Chamusca e da Azambuja e juntas de freguesia.

________________

_____________________

_____________________