Coruche é município pioneiro na implementação de programa de combate ao insucesso escolar

26 Outubro 2024, 14:19 Não Por João Dinis

O Município de Coruche é um dos quatro em todo o país, e o único na Lezíria do Tejo, a implementar o projeto escolar Sparkle – Transforming Education, que tem como grande objetivo a prevenção do insucesso escolar e a promoção de uma aprendizagem mais eficaz e feliz.

Com a integração deste projeto, nos próximos três anos, nas instituições de ensino pré-escolar e no 1.º ano do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Coruche, a autarquia pretende “reafirmar o seu compromisso com a acessibilidade e a qualidade da formação, garantindo uma educação de excelência que promove a felicidade e o sucesso desde os primeiros anos de vida.”

Ao NS Fátima Galhardo, Vereadora com o pelouro da educação na Câmara Municipal de Coruche, explica que este é “um projecto que o município de Coruche, com a APAE, que é a Associação Portuguesa de Educação para a Infância, decidiu candidatar a fundos comunitários”, “para podermos ter um projecto de âmbito pedagógico que também ele foi reconhecido pela sua importância no Agrupamento de Escolas de Coruche”.

Entre os grandes objetivos deste projeto está a integração dos jovens no contexto escolar. “Quando as crianças estão em contexto de jardim de infância e quando é para ingressar para o primeiro ano, dizemos, “agora vais para a escola dos grandes e vais aprender a ler”,  a verdade é que nem todos conseguem aprender a ler no primeiro ano, no mesmo dia e ao mesmo tempo, o que muitas vezes acaba por ser um factor dissuasor de sucesso da aprendizagem, porque acaba por ser um constrangimento dentro da sala vermos que existe uma dicotomia de alunos com a aprendizagem da leitura em contexto diferente”, pelo que “como era efectivamente também uma questão já diagnosticada no Agrupamento de Escolas de Coruche, a Câmara decidiu e, anualmente durante três anos, contribuir para que os docentes, e todos eles tiveram formação a ministrada pela Associação dos Profissionais de Educação de Infância e pelo investigador Miguel Borges, integrassem o projeto”.

O projeto, além de ser dinamizado entre os docentes, “tem no terreno dois psicólogos e um terapeuta da fala para efetivamente também poder, diria eu, atuar na prevenção do insucesso escolar, que é isto que nós pretendemos”, refere.

Para já, e porque “todos nós sabemos que a leitura é fundamental para a aquisição do conhecimento, há uma missão que até ao final do mês de outubro, todas as crianças que estão envolvidas no Sparkle saberem ler”, conclui.

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