Constrangimentos na Ponte de Vila Franca de Xira devido a protesto dos Agricultores

2 Fevereiro 2024, 10:16 Não Por Lusa

A circulação rodoviária na Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, e a Reta do Cabo estão hoje de manhã com constrangimentos devido a uma marcha lenta de agricultores, disseram à Lusa fontes da PSP e da GNR.

“A informação que dispomos é que está condicionada. As forças de segurança estão a coordenar uma marcha lenta de tratores na Ponte de Vila Franca de Xira [que faz a ligação entre este concelho do distrito de Lisboa e o concelho de Benavente, no distrito de Santarém]”, disse.

Entretanto, fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) disse à Lusa que a Reta do Cabo (que liga a freguesia do Porto Alto, no concelho de Benavente, à Ponte Marechal Carmona) está também com constrangimentos devido à marcha lenta dos agricultores.

Também na A33, na zona de Alcochete, no distrito de Setúbal, estão a registar-se constrangimentos na circulação devido à marcha lenta de agricultores, que começou cerca das 06:00.

De acordo com fonte da GNR, a circulação na Ponte Vasco da Gama e os seus acessos está a fazer-se com normalidade.

De acordo com a GNR, às 09:45 mantinham-se bloqueadas pelos agricultores a Estrada Nacional 260 (EN260) junto à fronteira de Vila Verde de Ficalho e a Estrada Municipal 520, no distrito de Beja, que liga a Espanha.

Os agricultores paralisaram na quinta-feira importantes vias de norte a sul do país, incluindo fronteiras, com alguns dos movimentos a começarem a desmobilizar à noite, após garantias sobre os apoios anunciados pelo Governo.

O protesto foi organizado pelo Movimento Civil de Agricultores e juntou-se às manifestações que têm ocorrido noutros pontos da Europa.

Na quarta-feira, o Governo avançou com um pacote de ajuda aos agricultores, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que não travou os protestos agendados para hoje, de Norte a Sul do país.

Segundo a informação disponibilizada quinta-feira à Lusa, a maior parte das medidas que integra o pacote de apoio entra em vigor ainda este mês, com exceção das que estão dependentes de ‘luz verde’ de Bruxelas.

No contexto europeu, a Comissão Europeia vai preparar com a presidência semestral belga do Conselho da UE uma proposta para a redução de encargos administrativos dos agricultores, que será debatida pelos ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros do bloco europeu no próximo dia 26 de fevereiro.


Fotografia: Fátima Aires / Facebook

________________

_____________________

_____________________