Câmara de Santarém aprova orçamento “mais robusto” de 85,3 milhões de euros

1 Dezembro 2023, 14:19 Não Por André Azevedo

A Câmara Municipal de Santarém aprovou o orçamento municipal para 2024, cifrado em 85,3 milhões de euros, em reunião do executivo realizada na tarde de quarta-feira, 30 de Novembro. O documento foi aprovado por maioria com votos favoráveis do PSD e do PS e um voto contra do CHEGA.

O presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, deu destaque à subida de 17,7 milhões, que se deve às competências assumidas pelo município nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social, com “um impacto de 11 milhões de euros”, assim como ao acréscimo de fundos comunitários, que ascendem aos 8,6 milhões de euros de projetos candidatados no valor total de 14,2 milhões. O Orçamento para 2024 contempla também um aumento das verbas para as juntas de freguesia do concelho, que ascendem a 7,6 milhões de euros.

“60% do investimento será feito com fundos comunitários” vincou Ricardo Gonçalves, que destacou projectos como o Plano Local de Habitação, a intervenção nas muralhas de Santarém, o pavilhão de Alcanede, a estratégia dos bio-resíduos, o radar social e o parque do Mouchão.

No capítulo da despesa, o documento dá conta de um aumento dos custos com pessoal, que sobe dos 19,4 ME deste ano para 22,4 ME em 2024.

A aquisição e bens de serviços aumenta dois milhões de euros, dos quais 700 mil são referentes às refeições escolares e 500 mil ao contrato de manutenção de estradas.

A dívida da autarquia ronda os 31 milhões de euros, incluindo o empréstimo de 14 milhões à banca relativo à compra da Escola Prática de Cavalaria, sem o qual se cifrava em pouco mais de 17 milhões.

O orçamento e as grandes opções do plano serão ainda sujeitos à aprovação da Assembleia Municipal.

________________

________________________