Rio Sorraia galga margens, surpreende Circo e deixa família desalojada (com Fotos)

1 Dezembro 2023, 15:42 Não Por João Dinis

Uma família de cinco pessoas, três adultos e duas crianças ficou hoje desalojada, na sequência de uma rápida subida do caudal do rio Sorraia, provocada pelas chuvas dos últimos dias, que inundou o circo onde estes se encontravam alojados.

O caudal do rio Sorraia começou a subir significativamente depois das 11 horas, e surpreendeu a família de artistas circenses, que instalou a sua estrutura na Quinta das Baleias, junto ao supermercado Lidl, e que não conseguiu colocar a salvo todos os seus pertences, tendo ficando inundada a tenda e muitas estruturas de apoio, bem como algumas caravanas que sevem de abrigo aos artistas.

Luís Fonseca, Coordenador da Proteção Civil Municipal de Coruche, esclareceu ao NS que apesar de terem emitido avisos, e do Circo ter sido avisado atempadamente, os seus proprietários não acautelaram as estruturas, possivelmente por não conhecerem a zona e pensarem que estariam em segurança.

Desde as 13 horas, várias equipas dos Bombeiros Municipais de Coruche e da Proteção Civil Municipal estão no local a tentar resgatar da água, que em alguns locais atingiu mais de 1 metro de altura, os pertences do Circo, sendo que alguns irão mesmo ficar e serão resgatados posteriormente.

“Iremos realojar uma família com cinco pessoas, nas instalações da Universidade Aberta, bem como providenciar comida e alguns bens de primeira necessidade”, salientou ainda Luís Fonseca, que aclarou que o Circo se encontra com a sua atividade devidamente licenciada pela autarquia.

Apesar do aparato, a situação não provocou feridos ou outro tipo de constrangimentos.

Apesar do caudal do rio Sorraia estar a inundar os campos agrícolas, esta foi a única situação registada pela Proteção Civil, que espera que nas próximas horas a situação de volte a normalizar.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil no local estão sete operacionais, apoiados por 4 viaturas.

________________

________________________