Câmara de Coruche apresentou ARU Rua 5 de Outubro

5 Maio 2022, 9:37 Não Por João Dinis

Com o principal objectivo de incentivar os proprietários dos imóveis mais degradados da Vila de Coruche a poderem reabilitar os mesmos, obtendo assim benefícios fiscais, que vão desde a isenção de IMI a um desconto de 17% no IVA dos materiais, a Câmara Municipal de Coruche aumentou as suas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) à Rua 5 de Outubro e zona envolvente.

A ARU da Rua 5 de Outubro foi apresentada pela Vice-presidente da Câmara Municipal de Coruche, Fátima Galhardo e pelo arquitecto Carlos Carvalho, que perante alguns munícipes apresentaram as intenções da autarquia para uma das zonas mais centrais de Coruche, que pretende revitalizar, e sobretudo ‘declarar guerra’ aos edifícios devolutos e estacionamento desordenado.

Foram identificadas pela autarquia os principais ‘pontos negros’ da zona, como são os casos da Rua dos Bombeiros Municipais, onde é necessária uma intervenção e ordenamento do trânsito, a rua da antiga estalagem, que se encontra ainda em piso de terra, bem como os antigos estabelecimentos de restauração do Alcurucen e Coruja, que se encontram em elevado estado de degradação que urge reverter.

Foi também apresentada a ideia para o antigo Campo Hora da Nora, onde o município gostaria de ver nascer habitação e pequeno comércio, podendo assim dar vida a um espaço que se encontra completamente desenquadrado no centro da vila.

Para a própria Rua 5 de Outubro, existe uma ideia, ainda não apresentada pela autarquia, para ordenar o trânsito e estacionamento, bem como dotar as vias pedestres de melhores condições para os peões.

Fátima Galhardo salientou ainda que o Plano Estratégico de Reabilitação Urbana – PERU da ARU da Rua 5 de Outubro é uma excelente oportunidade para os proprietários darem uma ‘nova cara’ aos seus imóveis, numa zona central da Vila de Coruche que é muitas vezes o cartão de visita daqueles que visitam Coruche.
Numa altura em que o mercado de arrendamento em Coruche tem falta de oferta, esta poderá ser uma excelente oportunidade para que através da recuperação dos imóveis, aproveitando também os diversos programas existentes, do Município e do Governo, alguns proprietários rentabilizem as suas propriedades.

No final existiu também um período de debate, onde os munícipes apresentaram a sua visão sobre as necessidades da zona e o que gostavam que esta fosse no futuro.

________________

_____________________

_____________________