Bombeiros de Benavente recebem nova Viatura de Comando (com Fotos)

28 Junho 2022, 20:38 Não Por João Dinis

A REN – Redes Energéticas Nacionais, entregou esta terça-feira sete viaturas ligeiras 4 x 4, destinadas a equipar igual número de corporações de bombeiros do país, numa acção desenvolvida no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso da Empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais.

Entre as corporações presentes na cerimónia de doação das viaturas, que decorreu nas instalações da REN em Sacavém, esteve a corporação dos Bombeiros Voluntários de Benavente, que recebeu uma viatura que será agora a nova Viatura de Comando (VCOT) da corporação, que irá substituir uma com cerca de 30 anos e milhares de quilómetros acumulados.

A anteceder a doação das viaturas, e numa cerimónia que contou com a presença de João Conceição, Administrador Executivo da REN, Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Brigadeiro General José Manuel Duarte Costa, do Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros, Rui Rama da Silva entre outras entidades militares e civis, a REN realizou uma apresentação do seu novo modelo de vigilância e apoio às entidades da protecção civil que irá entrar em vigor a partir de 1 de Julho, num trabalho que tem como máxima a integração entre todos os agentes no combate ao flagelo dos incêndios.

A REN, que desde 2009, através de uma parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os Municípios na defesa da floresta contra incêndios, atribuiu 89 veículos a várias instituições,  entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias, tendo privilegiado os concelhos onde a passagem das suas linhas é mais intensa.


No concelho de Benavente, e num trabalho constante de prevenção contra os fogos florestais, a REN efectuou a limpeza de mais de 176 hectares em 2021. Já no distrito de Santarém, a REN limpou mais de 800 hectares em 2021 e 2022, tendo rearborizado cerca de 27 hectares, principalmente com medronheiros e sobreiros, com o objectivo de aumentar a biodiversidade, contribuindo em simultâneo para aumentar a resiliência aos incêndios florestais.


Para João Conceição, Administrador Executivo da REN, esta doação “é uma continuidade de um trabalho de responsabilidade e de interacção com as comunidades”.
Nós estamos implementados em praticamente todo o país, todos os concelhos, com infraestruturas espalhadas pelo país. Temos 18.000 quilómetros de linhas de muito alta tensão, temos quase 1200 quilómetros de gasodutos, múltiplas subestações e gnrs locais e portanto estamos um pouco por todo um lado e levamos a energia a toda a gente, portanto acreditamos que isto é mais uma função que nós temos de deixar um contributo para a sociedade no apoio da prevenção e da acção contra este flagelo que são os incêndios”, refere-nos o responsável, acrescentando que “os incêndios afectam-nos a todos e afecta também a REN e, portanto, acreditamos que isto é algo que podemos contribuir para ajudar a quem os combate e também podemos contribuir na actividade de prevenção”, conclui, acrescentando que a empresa pretende continuar a apoiar as corporações, sobretudo aquelas que lhe fizerem chegar a sua ‘candidatura’.

Para Sandra Melo, Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Benavente esta nova viatura “é uma mais-valia que veio colmatar uma necessidade de há uns anos a esta parte”, pois a corporação tem duas viaturas afectas ao comando, uma ligeira com muitos anos e muitos quilómetros e um jipe também já “a pedir a reforma”, pelo que esta pickup foi sem dúvida muito bem recebida no parque de viaturas.


Nos últimos anos têm sido alguns os apoios angariados junto de empresas privadas pelos Bombeiros de Benavente, algo que a Presidente considera ser “bastante gratificante ver as empresas a apoiar-nos”, anunciando  que em breve uma empresa “da nossa terra” irá oferecer uma ambulância de transporte de doentes.


Com um parque de viaturas que conta com algumas viaturas recentes, mas com um número de chamadas diárias bastante elevadas, os Bombeiros de Benavente estão em constante carência de meios. “Neste momento já me estão a pedir mais uma ambulância de socorro”, diz-nos a Presidente, revelando que essa será “a prioridade.”
Mas uma casa como os Bombeiros Voluntários tem necessidade constante, quer de equipamentos de protecção individual, quer de equipamentos, veículos, é uma casa que está sempre a necessitar de ajuda e de equipamentos para que os nossos bombeiros estejam devidamente protegidos e que as populações também se sintam seguras”, conclui, esperando que em breve possam surgir mais empresas a apoiar a corporação.

José Nepomuceno, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Benavente frisa que esta doação “veio combater uma lacuna que tinhamos referenciada há algum tempo, mas como existiam outras prioridades, nomeadamente em veículos de socorro, o carro de comando foi ficando para o fim”, aproveitando agora a corporação esta oportunidade que foi trabalhada com a REN durante alguns anos. “Ainda assim temos que agradece à REN por esta iniciativa”.

Nos últimos anos, e sobre o comando de José Nepomuceno, os Bombeiros de Benavente têm dado prioridade à renovação do parque de viaturas, “com o sacrifício de todos, com alguns eventos, nós a Direcção, que tem sido incansável, temos conseguido renovar a frota”, diz-nos o Comandante, que refere com orgulho que no dia 9 de Julho, aquando da comemoração do aniversário, serão baptizados seis viaturas, que foram chegando nos últimos meses e que não tiveram ainda a devida cerimónia.


Além da corporação de Benavente, receberam uma viatura da REN, os Bombeiros de Famalicão (Braga), Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro (Bragança), Estarreja e Arouca (Aveiro) e Armamar (Viseu), na estratégia de defesa da floresta da empresa, que além das acções desenvolvidas em anos anteriores, terá este ano  durante toda a época de incêndios seis equipas 6 equipas de prevenção e vigilância, disponíveis 24 horas/dia, 7 dias por semana. Estas equipas estão equipadas com equipamento de primeira intervenção, que lhes permite fazer uma primeira intervenção de combate aos focos de incêndio.

________________

_____________________

_____________________