Bicicletas adaptadas vão passear idosos pelo concelho de Vila Franca de Xira (com Fotos) 

26 Março 2024, 10:31 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinou na segunda-feira, dia 25 de março, o protocolo para a implementação do projeto Pedalar Sem Idade, que visa a realização de passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida residentes no Concelho.

O protocolo envolve a Pedalar Sem Idade – Associação de Apoio à 3ª Idade (PSI), que representa em Portugal o movimento internacional “Cycling Without Age”, criado em Copenhaga, em 2012, e que chega agora a Vila Franca de Xira.

“É um projeto que responde a um desafio enorme que é o combate à solidão. É preciso criar condições para que se restabeleça o contato, ajudar a saúde mental e o impacto físico quando se tira as pessoas de casa”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal.

O projeto vai arrancar com duas rotas já definidas: um circuito ribeirinho, que abrange o Jardim Municipal Constantino Palha, Fábrica das Palavras e Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra – VFX; e um circuito urbano, pelas zonas emblemáticas da cidade de Vila Franca de Xira – Largo da Câmara, Mercado Municipal e Parque Urbano Dr. Luís César Pereira.  Cada passeio terá a duração de 45 a 60 minutos. 

O objetivo é “levar o projeto a outros localidades do concelho, e envolver também as escolas, porque é preciso incutir a solidariedade nos mais jovens”, reforçou Fernando Paulo Ferreira.

O protocolo determina que a Pedalar sem Idade – Associação de Apoio à 3ª Idade (PSI), irá assegurar a formação dos voluntários, baseada num conjunto de sessões que lhes permitirá conduzir o veículo em segurança, recolher e devolvê-lo, assim como assegurar uma interação adequada com os seus dois passageiros (a lotação do trishaw). Para além do assento duplo, a viatura tem uma capota retrátil e uma manta para uma viagem bem confortável.

Nesta altura, há um voluntário já formado e outros três em formação. Cada voluntário “oferece” 2 horas por mês para fazer os passeios que são, previamente, agendados.

As inscrições são feitas através das IPSS de apoio a idosos do Município ou com inscrição livre e individual através do site da PSI e/ou contacto 936 733 797 (Chamada para a rede móvel nacional), sendo que os passeios se vão iniciar no mês de abril.

________________

_____________________

_____________________