Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Azambuja em todas as freguesias e abertas à população (com Fotos)

26 Março 2024, 11:19 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Azambuja apresentou no Museu Municipal o programa das Comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, que contemplam atividades em todas as freguesias e abertas a toda a população do concelho.

Silvino Lúcio, Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, salientou que o Município de Azambuja pretendeu envolver todas as freguesias e a população “numa data histórica como a que vivemos”, tendo para isso preparado “um programa bastante extenso”, que congrega diversas atividades culturais e desportivas.

O autarca salienta que o investimento realizado pretende também transmitir “às gerações futuras aquilo que foi e é o 25 de Abril e a sua importância”.

Silvino Lúcio, acompanhado de todos os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, enfatizou que o programa apresentado foi elaborado em parceria com estas, e que será por isso “uma celebração para o povo que faz a democracia existir”.

A autarquia  salienta que este é um programa que tem como objetivos honrar a coragem dos Capitães de Abril e a nossa memória coletiva; envolver as gerações nascidas após Abril de 1974 e integrar o Concelho de Azambuja com toda a sua diversidade, reforçando os valores da liberdade e da democracia, e promovendo a participação de todos na vida da comunidade.

Na extensa e variada lista de propostas, não faltam eventos nas bibliotecas municipais, nem falta o desporto com a realização de várias caminhadas e uma ‘cãominhada’ (onde se pode levar os amigos de 4 patas), provas de atletismo, torneios de sueca, de futebol juvenil, de futsal e de badminton, provas de columbofilia, ténis de mesa, matraquilhos e tiro ao alvo.

Haverá, também, inúmeras atividades igualmente dinamizadas pelas juntas e pelas coletividades socioculturais, como sejam momentos musicais de estilos variados, arruadas e atuações das bandas filarmónicas e dos ranchos folclóricos do nosso concelho, uma peça de teatro infantil, inaugurações de murais artísticos, diversas exposições e cerimónias solenes.

 Ao longo de todo o mês, em espaços públicos nas sedes das sete Juntas de Freguesia, estará patente a exposição “Azambuja na Revolução de 1974 – uma recolha fotográfica”. Do ciclo de conversas “Conta-me como foi!”, referência para a primeira conversa – dia 04, às 21h30, em Aveiras de Cima – que vai trazer à mesma adega do encontro original vários coronéis protagonistas da célebre “Reunião secreta dos Capitães de Abril”, ali ocorrida em novembro de 1973.

Este os espetáculos a realizar a autarquia destaca dois grandes momentos musicais: dia 06, às 21h30, João Afonso Trio ao vivo em Manique do Intendente, e a encerrar as comemorações no Concelho de Azambuja, dia 27,às 21h30, encontro marcado no Largo da República, em Aveiras de Cima, para o grande concerto “50 anos de Abril. Parabéns a Nós!” com o consagrado artista Fernando Tordo.

No dia 25 de Abril o concelho receberá inúmeras iniciativas, culminando na Praça do Município, em Azambuja, com a sessão solene da Assembleia Municipal, às 20h00, a que se seguirá o espetáculo “Janelas de Abril: Liberdade, Democracia e Igualdade”, produzido pelo município e envolvendo 15 artistas locais, atuando ao vivo nas janelas do edifício dos Paços do Concelho.

________________

_____________________

_____________________