Até domingo ÁVINHO em Aveiras de Cima (com Fotos)

14 Abril 2023, 23:55 Não Por João Dinis

Aveiras de Cima, freguesia de Azambuja, celebra até domingo a décima sétima edição do ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas, onde são dados a provar os melhores néctares da freguesia aos milhares de pessoas que anualmente ali se deslocam.

Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento, que guardará como recordação, e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos das 11 adegas participantes na iniciativa.
Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

A cerimónia de inauguração decorreu esta sexta-feira, com os autarcas a desejarem que todo o certame decorra com a maior normalidade, e apelando a todos que bebam com moderação e cumpram todas as normas e regras de segurança.

António Torrão, Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima congratulou-se com a festa da sua freguesia que mais um ano “dá a provar bons vinhos”, num certame que é já uma tradição do concelho de Azambuja.

O Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio destacou a “tradição” que envolve já esta festividade que anualmente leva milhares de pessoas a Aveiras de Cima, no que representa também um importante “impulso na economia do concelho”.

Silvino Lúcio deixou ainda uma palavra aos produtores que produzem um vinho, que é já “um produto agrícola e turístico”, grande “embaixador de Azambuja”.

Convidado de honra na cerimónia foi o Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouveia, que enalteceu o vinho do concelho de Azambuja que “na região é de extrema importância, produzindo anualmente mais de cinco Milhões de litros de vinho” e na sua maioria “certificados”.

Uma novidade deste ano no certame é a possibilidade dos visitantes poderem fazer o teste com um alcoolímetro da GNR, evitando assim surpresas desagradáveis, e sobretudo colocar em risco a sua integridade e a dos outros.

Após o momento solene, o executivo municipal e os convidados, fizeram uma visita às 11 adegas que até domingo vão estar de portas abertas.

O programa inclui também uma forte componente cultural, que se prolonga ao longo de todo o fim-de-semana, com destaque para os concertos com Rosinha e José Cid.

Após os concertos, há duas novidades nesta edição, um “Baile à Moda Antiga” e atuações de DJ’s. Os bailes terão lugar às 01 hora, na sexta-feira com o Quarteto Nelson Pisco e ao sábado com o Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa. Seguir-se-á, no Largo da República, à 01.30 horas da madrugada, animação na sexta-feira com o DJ Zezócas & Rod Tha Funk e no sábado com o DJ Vassalo.

________________

_____________________

_____________________