Proteção Civil coloca Lezíria em alerta amarelo por risco de incêndio

14 Abril 2023, 22:51 Não Por Redacção

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou todos os concelhos da Lezíria do Tejo em Alerta Amarelo, tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até dia 16.

Segundo o IPMA está prevista uma subida gradual da temperatura máxima a partir de hoje, 14 de abril, com especial incidência nas regiões do interior no dia 15, e nas regiões do litoral no dia 16.

São expectáveis valores entre os 30 e 35ºC nos dias 16 e 17 de abril, o que provoca um agravamento do risco de incêndio para nível elevado a muito elevado no interior Norte e Centro, sendo muito elevado a máximo na região do Algarve.

Nesse sentido é expectável que exista um aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, especialmente no interior Norte e Centro e Região Sul.

A ANEPC recorda que é proibida a realização de queimadas e queimas, a utilização de fogo para confeção de alimentos em todo o espaço rural, fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, bem como utilizar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

________________

_____________________

_____________________