Radar de velocidade média na Ponte Vasco da Gama a funcionar a partir de 15 de junho
12 Junho 2024, 11:13O Radar de Velocidade Média na Ponte Vasco da Gama irá entrar em funcionamento a partir das 00 horas do dia 15 de junho, sábado, anunciaram hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Lusoponte.
O anúncio foi feito após a assinatura do protocolo de cooperação entre as duas entidades, para colocar em funcionamento os aparelhos de controlo de velocidade na Ponte Vasco da Gama (PVG).
De acordo com a GNR, a elevada intensidade de trânsito, os frequentes congestionamentos, e os acidentes rodoviários, muitas vezes graves devido ao excesso de velocidade, evidenciam a necessidade e importância da implementação de medidas de segurança proativas na PVG.
Neste sentido, desde o início da utilização desta infraestrutura, a colaboração entre a GNR e a Lusoponte tem como prioridade constante a segurança rodoviária dos seus utilizadores, numa parceria cada vez mais estreita e robusta, materializada através da assinatura deste protocolo, que permite a disponibilização de equipamentos de controlo de velocidade na PVG por parte da Lusoponte à GNR.
O radar, a funcionar em ambos os sentidos da ponte, tem como objetivo a redução da sinistralidade, aumentar a fluidez de trânsito e promover a erradicação do fenómeno das corridas ilegais.
A guarda refere ainda que durante a fase de testes, que ocorreu durante três meses, foram controlados mais de 100 000 veículos, tendo sido verificadas 275 infrações muito graves (181 Km/h a 277Km/h), 1109 Infrações graves (151 Km/h a 180Km/h), 23 601 infrações leves (121 Km/h a 150 Km/h), em que a velocidade de 277 Km/h, foi o maior excesso registado.