Marta Leal enfrenta nova batalha contra o cancro e precisa de ajuda para tratamento em Espanha

1 Junho 2024, 15:23 Não Por João Dinis

A história da família de Leal de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, é infelizmente conhecida de quase todos e marcada pela doença dos dois filhos, e pela perda de Tomás Leal, que aos oito anos de idade não resistiu a um osteossarcoma, um cancro nos ossos, que levou a 16 de maio do ano passado.

A filha mais velha do casal foi a primeira a ser detetada com a mesma doença do irmão, e há oito anos que luta contra a doença, tendo agora uma recaída, que obriga os pais a apelarem à solidariedade de todos para que possam levar a filha a mais um tratamento a Navarra, Espanha, onde tem sido seguida e obtido sucesso nos tratamentos que ali lhe são administrados.

Atualmente com 14 anos, Marta Leal rumou à Clínica Universidad de Navarra, depois de no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, a única opção lhe ter sido dada era a de amputação dos membros inferiores.

Desde 2016 que Marta tem sido seguida nesse estabelecimento hospitalar espanhol, que a conseguiu deixar “cinco anos livre da doença”, explica o pai, José Luís Leal.

“Em 2022 teve uma recaída, um osteossarcoma no braço, e no ano passado em Setembro no pulmão”, este último contra o qual luta e a vai levar agora a uma intervenção cirúrgica com um custo bastante elevado e para a qual a família angaria verbas.

“Todos os custos efectuados neste diagnóstico e o custos da operação estão por suportar e são bastante elevados”, refere José Luís Leal, que apela à sensibilidade de todos, “não podemos desistir e iremos lutar sempre, mas para isso precisamos da vossa ajuda.”

“Já perdemos o nosso filho Tomás para esta doença o ano passado, não queremos e não podemos passar pela mesma situação com a Marta”.

José Luís Leal esclarece que “todo o dinheiro angariado será para as despesas de deslocação, alimentação e alojamento, mas principalmente para esta cirurgia e futuros tratamentos”.

As doações podem ser feitas para a conta bancária com o IBAN PT50 0035 0705 0001 6774 23064, em nome de Marta Leal, pelos Mbway 914 261 402 (pai) ou 917 945 571 (mãe) ou através da plataforma gofundme.

____________________