Reclusos constroem Mural da Liberdade em Almeirim
24 Abril 2024, 12:54Um grupo de reclusos da Cadeia de Torres Novas, que habitualmente trabalham num programa dedicado à integração de reclusos em final de pena na sociedade, na Divisão de Obras do Município de Almeirim, construiu nas últimas duas semanas um Mural da Liberdade, com que o Município assinala os 50 anos do 25 de Abril, e que havia anteriormente sido pintado por alunos das Escolas do concelho.
A construção decorreu na Escola E.B.2/3 Salgueiro Maia, em Fazendas de Almeirim e foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 24 de Abril, no que pretende ser uma “homenagem sentida a quem nos devolveu a liberdade num dos locais mais emblemáticos da mudança de regime … a escola”, como refere o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro.
Na sua página da rede social Facebook, Filipe Torres, engenheiro na Divisão de Obras do Município de Almeirim, relata a sua surpresa pelo desempenho dos reclusos que edificaram esta e outras obras no concelho de Almeirim, considerando que este programa foi “das melhores surpresas desde que cá estou”, salientando que os reclusos que integram as equipas dos operacionais do município “são uma força essencial nas equipas.”
“Alguns trabalhavam na construção civil, outros mostram vontade em aprender, e, salvo raras exceções, todos se mostram agradecidos por serem tratados com respeito e de certa forma se sentirem uteis”, salienta o responsável do município.
Filipe Torres aponta o Mural da Liberdade, inaugurado esta quarta-feira “como exemplo” do trabalho desenvolvido pelos reclusos.
“Foi decidida a sua localização menos de duas semanas antes da inauguração. A tarefa era difícil e de responsabilidade, mas assumimo-la. Em pouco mais de uma semana e meia, uma equipa composta praticamente apenas por reclusos ergueu a parede, rebocou, assentou os azulejos e pintou.”, salienta, acrescentando que “ficou tudo pronto e tapado ontem, para que hoje se pudesse expor o magnifico trabalho dos alunos do agrupamento das Fazendas.”
O responsável pela Divisão de Obras do Município de Almeirim conta ainda uma história curiosa, “Calhou, por sorte, que este mural pela Liberdade tenha sido a ultima obra que o Sr. Manuel, ou como eu lhe chamo, o Ronaldo dos Ladrilhos, fez connosco. Foi pouco mais de um ano, mas deixou a sua marca em vários locais do concelho. Saiu hoje em Liberdade, de volta à sua Elvas.”
“Não sei o que fez para ter estado 14 anos preso, nunca pergunto, mas sei que o homem que conheci tinha lugar nas nossas equipas”, afirma, concluindo.