Salvaterra: Exposição de Lenços de Namorados e homenagem assinalaram aniversário dos Bordados da Glória Património Cultural (com Fotos)

4 Fevereiro 2023, 21:48 Não Por João Dinis

O Espaço Jackson acolheu este sábado, 4 de Fevereiro, a cerimónia comemorativa do primeiro aniversário da inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Como forma de assinalar a data, e no preciso dia em que se passa um ano sobre a distinção obtida junto da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) entendeu o Município de Salvaterra de Magos homenagear dois dos grandes obreiros dos trabalhos que permitiram a distinção, Rita Pote e Roberto Caneira.

Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, salientou a importância do trabalho desenvolvido por ambos, que foi fundamental para o sucesso da iniciativa, que pretende preservar no tempo e na memória as tradições e cultura da Glória do Ribatejo.

Rita Pote começou por partilhar com “as mulheres da Glória” a sua distinção, pela importância que tiveram na preservação da tradição da sua terra.
A professora que é também parte integrante do Rancho da Casa do Povo da Glória do Ribatejo, que durante décadas tem preservado as tradições da vila ribatejana, referiu que o trabalho desenvolvido foi feito com o “sentido do dever”, pelas tradições do povo da Glória do Ribatejo.

O historiador Roberto Caneira destacou a cultura gloriana, que é “muito grande para individualismos”, sendo esta distinção a prova dessa tradição e cultura, continuando disponível para trabalhar em prol da cultura da Glória e das suas tradições.

Os Bordados são uma manifestação que se mantém ativa há várias gerações na Glória do Ribatejo. Este saber-fazer, transmitido oralmente e em contexto prático pelas mulheres de Glória do Ribatejo, era e é aplicado na elaboração de várias peças de vestuário quotidiano, na roupa da casa e em outros objetos de utilidades diversas. A simbologia e funcionalidade associadas à aplicação destes bordados confere-lhes características que os diferencia de outros bordados, sem qualquer expressão comercial ou de ostentação de riqueza, já que estas peças deixam transparecer o rigor e o preceito de quem as “marca” / borda.

No átrio do Espaço Jackson foi também inaugurada uma exposição de Lenços dos Namorados, que reúne peças de dezoito glorianas e que retratam um pouco da história dos  namoros antigos da vila do concelho de Salvaterra de Magos.
A exposição ficará patente até 18 de Abril.

A anteceder a cerimónia destaque também para o momento musical a cargo de Manuel Monteiro e David Marques.

_________________

____________________