Marketing Digital e Redes Sociais: Táticas para Expandir o Seu Público

4 Fevereiro 2025, 8:00 Não Por Redacção

Consta que neste momento as redes sociais reúnem cerca de 4,9 bilhões de utilizadores, sendo que se estima que este número venha a crescer substancialmente em 2025. Uma pessoa ou uma empresa não existem se não tiverem um perfil ativo nestas redes. Se pretende fazer crescer o seu número de seguidores deve ter um plano de marketing bem definido. Ferramentas como o Mailchimp Planos são uma grande mais valia para agilizar as campanhas de e-mail marketing, oferecendo soluções de automatização e segmentação de público-alvo, para ajudá-lo a alcançar públicos diversificados.

Vamos fazer um upgrade na sua estratégia de comunicação e marketing? Conheça ferramentas digitais e estratégias que o vão ajudar e facilitar nesta tarefa.

Criação de Conteúdo interessantes e envolventes

Para que um plano de marketing digital alcance os objetivos é necessário criar conteúdos que sejam interessantes para os seguidores. É através dele que conseguimos manter o público interessado e envolvido com a nossa conta. Bons conteúdos ajudam a melhorar a otimização para motores de busca (SEO), aumentando a visibilidade:

  • Defina metas e KPIs: ter objetivos é sempre positivo e inspirador. Faça-o de forma clara e conheça e analise os indicadores de desempenho (KPIs) para medir a eficácia do conteúdo.
  • Otimize o SEO: utilize palavras-chave relevantes e formate o conteúdo para aumentar a visibilidade.
  • E-mail marketing segmentado: envie, regularmente, newsletter para os seus assinantes e vá testando o que funciona melhor e cria mais expectativas nos seguidores.

Utilização de Search Engine Optimization (SEO)

Olhe para o SEO como um farol que encaminha o público certo para os seus conteúdos. Esta optimização permite que o site da sua empresa ou o site pessoal tenha um posicionamento melhor e mais relevante nos motores de busca traduzindo-se em mais visitantes. Vejamos algumas dicas básicas de SEO: 

  • Otimize o perfil: deve incluir uma biografia clara e alguns links relevantes. 
  • Palavras-chave e hashtags: estes dois tesourinhos permitem que os seus posts sejam encontrados facilmente. Por exemplo, se está a promover um software de gestão, palavras-chave como “preço software gestão escolar” podem ser eficazes. Ferramentas como Google Trends e Semrush ajudam na seleção de palavras-chave eficazes.

Escolha das Plataformas Certas

Para expandir o seu público deve identificar as plataformas de marketing digital que melhor se alinham com o seu público e quais as redes sociais que são mais utilizadas pelos mesmo. Se pretende expandir e divulgar negócios entre empresas (B2B) o LinkedIn é uma escolha eficaz. Se o objetivo é chegar ao consumidor final (B2C), então o Instagram poderá ser uma plataforma mais vantajosa.

Consistência e Envolvimento

Este é um ponto crucial: manter uma presença regular nas redes sociais. Postagens frequentes ajudam a manter o público informado e o algoritmo com ritmo. Utilize ferramentas de gestão de redes sociais para agendar postagens e garantir que o conteúdo é entregue no momento certo.

O entrosamento com o público é, também, muito importante e deve conseguir criar um diálogo autêntico com seus seguidores:

  • Incentive comentários e perguntas.
  • Responda de forma genuína.
  • Responda prontamente a dúvidas ou feedbacks negativos.

Vamos lá! Está na hora de implementar estas estratégias e monitorizar os resultados. Ação é a chave para o crescimento sustentável. Boa sorte!

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