
Vila Galé investe na transformação da Escola Prática de Cavalaria de Santarém numa moderna unidade hoteleira
25 Fevereiro 2025, 19:50Depois da Quinta da Cardiga, na Golegã, o Grupo Vila Galé prepara-se para avançar com mais um investimento na Lezíria do Tejo, tendo preparado um espaço hoteleiro para a Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.
A revelação foi feita ao NS por Jorge Rebelo de Almeida, Fundador e Administrador do Grupo Vila Galé, que começa por nos referir que “a Câmara Municipal de Santarém e o seu Presidente ficaram muito entusiasmados com o projeto”.
A ideia surgiu depois de uma reunião de João Teixeira Leite, com o Grupo Vila Galé, que viria a ser acolhida com entusiasmo pelos hoteleiros, que pretendem assim “recuperar uma obra emblemática do país”, pois “foi dali que saiu a Revolução dos Cravos (25 de Abril)”.
Para o Grupo Vila Galé esta será mais um projeto prazeroso, de recuperação de mais um edifício histórico. “Já entregamos um primeiro esboço do projeto, que foi muito bem recebido pela Câmara Municipal de Santarém, o Presidente ficou entusiasmadíssimo”, pelo que “a bola agora está do lado da Câmara de Santarém”, revelou Jorge Rebelo de Almeida.
O NS contactou João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que sobre o investimento que a Vila Galé pretende realizar na Escola Prática de Cavalaria, está inserido no empenho que a autarquia tem “na atração de investimento privado que seja mobilizador de desenvolvimento e crescimento económico.”
“Estamos a crescer do ponto de vista turístico, queremos reforçar esse crescimento trazendo para Santarém os principais grupos hoteleiros com impacto nacional e internacional”, salienta o autarca, que esclarece que manteve já reuniões com diversas empresas do setor.
Para João Leite, uma unidade hoteleira na ex-Escola Prática de Cavalaria, trará um impacto económico “muito positivo”, bem como seria importante também para a dinamização do Centro Histórico de Santarém.
De momento, o autarca salienta que “estamos a trabalhar no modelo jurídico que permita concretizar esta importante ambição”.
Atualmente, em Portugal, o grupo Vila Galé recuperou já 18 edifícios históricos, sobretudo no interior do país, sendo que a Quinta da Cardiga, na Golegã e a ex-Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, vão em breve engrossar o investimento do grupo.