Vice-presidente da Golegã destaca evolução positiva da Feira Nacional do Cavalo

13 Novembro 2024, 10:55 Não Por André Azevedo

A Feira Nacional do Cavalo (FNC), na Golegã, celebrou este ano um recorde de participação, com a inscrição de 2.349 cavalos e 332 atrelagens, aos quais se somaram centenas de animais que competiram ao longo do evento em várias provas equestres. Diogo Rosa, Vice-presidente da Câmara Municipal da Golegã, afirmou com entusiasmo que “a Feira cresceu e continuará a crescer”, destacando a evolução positiva do certame.

O sucesso da edição deste ano também se refletiu no número de expositores presentes na nova Praça Manuel Tavares Veiga, espaço recentemente criado para expandir o recinto da Feira. “Fantástica a adesão dos expositores na Praça Manuel Tavares Veiga, que confiaram em nós quando lhes dissemos que o espaço iria funcionar em pleno”, sublinhou Diogo Rosa. O aumento da área permitiu, ainda, um incremento no número de pavilhões de coudelarias, o que reforça a sustentabilidade económica do evento e possibilita mais investimentos.

A melhoria das condições de circulação de pessoas e animais foi outro dos pontos altos desta edição. Segundo Diogo Rosa, esta era uma “prioridade desde o primeiro momento”, com o objetivo de proporcionar “melhores condições para quem nos visita usufruir do certame com qualidade e segurança”. Para tal, a organização contou com o apoio da Guarda Nacional Republicana e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, reconhecendo a FNC como um evento que exige medidas de segurança e proteção a nível nacional.

A feira incluiu transmissão em live streaming, o que permitiu levar o evento a todo o mundo. O Vice-presidente destacou também a apresentação do projeto do Grupo Vila Galé para a criação do “Vila Galé Collection Tejo, Quinta da Cardiga”, um hotel com 124 quartos, que reabilitará uma Quinta histórica do concelho. A feira contou ainda com a presença de diversos governantes e momentos culturais no Palco Tradição, que celebraram as tradições ribatejanas.

Diogo Rosa terminou o balanço reconhecendo o empenho de todos os envolvidos: “Estamos todos de parabéns, Goleganenses, trabalhadores do Município e das Juntas de Freguesia, Diretores da Associação FNC, forças de segurança, meios de emergência e proteção civil, empresas prestadoras de serviços, patrocinadores e parceiros da FNC”. Apesar do sucesso, acredita que há sempre espaço para melhorar e garantiu: “Estou certo de que em conjunto continuaremos a evoluir!”

____________________