Viatura de recolha de lixo de Alpiarça volta a avariar e a atrasar recolha
17 Dezembro 2024, 11:08A viatura de recolha de resíduos sólidos urbanos da Câmara Municipal de Alpiarça voltou a avariar e a causar constrangimentos na recolha, que segundo o Município duraram entre os dias 16 e 17 de dezembro, conforme explicado em nota publicada nas redes sociais.
As avarias numa das viatura foram detectadas na segunda-feira, o que impossibilitou que esta desempenhasse o serviço habitual, voltando a deixar o município orfão de um dos dois veículos de recolha de lixo que dispõe.
Esta situação já tinha sido notada e divulgada em sede de reunião de Câmara, a 4 de setembro, quando a líder do executivo socialista, Sónia Sanfona, explicou que uma das viaturas tinha “avarias constantes”, quando se abordava a decisão do município em passar a ter a recolha de todos os RSU feita pela empresa intermunicipal EcoLezíria.
A autarca referiu ainda, na mesma reunião, que substituir as viaturas é um custo que não é possível ao município suportar, especialmente porque não tem acesso a financiamento europeu para o fazer, já que para isso é preciso que a taxa de cobertura de custos se cifre nos 80% enquanto a de Alpiarça está na casa dos 30%. Sónia Sanfona deu ainda nota da necessidade de adquirir duas viaturas para dar resposta à recolha do lixo indiferenciado e dos resíduos separados (ecopontos), uma vez que não há a possibilidade de fazer turnos extra com apenas uma viatura.