Viajar de autocarro na Lezíria em dias de chuva é um tormento
25 Outubro 2023, 20:44Viajar nos autocarros da Ribatejana – empresa que serve a Lezíria do Tejo no transporte público, tem-se revelado uma verdadeira odisseia para os utilizadores do serviço público de transporte.
Ao NS têm chegado através do nosso número de Whatsapp – 967 453 020,diversas queixas, de pessoas que relatam atrasos frequentes, mudança de horários com pouca informação, avarias e falta de higiene nos autocarros que servem os percursos.
Nos últimos dias uma leitora relatou ao NS os tormentos que viveu numa viajem entre Lisboa e Salvaterra de Magos. O autocarro saiu de Lisboa pelas 13.10 horas e na primeira paragem, ainda na capital avariou. A porta não fechava e foi necessário substituir a viatura. Mais de meia hora depois os passageiros retomaram a viagem.
No Porto Alto o autocarro, que substituiu o que não fechava a porta, avariou também e aí a demora foi ainda maior para que chegasse a viatura de substituição.
“Pessoas com horários de trabalho para cumprir tiveram que chegar atrasadas por culpa da empresa”, lamenta a nossa leitora devidamente identificada, que relata que é também frequente os autocarros virem sobrelotados, com pessoas em pé no autoestrada.
A leitora relata ainda que a mudança de horários privilegia os alunos e esquece os trabalhadores que utilizam regularmente o transporte público. “É assim que querem que as pessoas evitem andar de carro? “, questiona, recordando que “há pessoas que não têm carro e este é o único meio de transporte”.
Nos últimos anos a situação tem vindo a degradar-se, sobretudo depois da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) ter anunciado que estaria a estudar a possibilidade de iniciar nos concelhos da Lezíria do Tejo uma transportadora pública.
Ao que o NS apurou, a CIMLT tem mesmo a decorrer o processo, estando a decorrer o estudo de viabilidade da criação da empresa, havendo mesmo municípios que alocaram no seu orçamento a verba para que possa avançar a formalização da empresa.