Venezuelanos dominam Volta ao Alentejo

18 Março 2022, 18:47 Não Por Redacção

Os corredores venezuelanos destacaram-se na terceira etapa da Volta ao Alentejo, que hoje ligou Elvas a Ponte de Sor, ao longo de 179,3 quilómetros. Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) venceu e o compatriota Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), segundo na tirada, recuperou a camisola amarela.

Os espanhóis decidiram ser protagonistas nas fugas de hoje. Após um início de corrida muito veloz, a primeira fuga a consolidar-se foi protagonizada por Héctor Sáez (Glassdrive-Q8-Anicolor), ao quilómetro 39. Mais adiante sairiam dois compatriotas do pelotão, Ángel Madrazo e Jesús Ezquerra (Burgos-BH), formando-se um trio que permaneceu largos quilómetros em cabeça de corrida.

A diferença máxima acercou-se dos 2m30s, sendo o trio controlado à distância pelo pelotão, na perspetiva de preparar uma chegada ao sprint. Os fugitivos seriam absorvidos ainda longe da meta, quando faltavam 54 quilómetros para o final e quando ainda estavam em disputa as bonificações da meta volante de Foros do Arrão. Nenhum corredor do top 10 à partida conseguiu bonificar, pelo que esta meta intermédia não teve impacto imediato na classificação.
Com a meta ainda tão distante, aconteceu o óbvio: formou-se nova fuga. Alberto Gallego (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Alexandre Montez (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) assumiram a dianteira da etapa. O duo passou na frente na única montanha do dia, mas a notícia estava no pelotão. Ao passar em terceiro lugar, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) reforçou o primeiro lugar na geral dos trepadores.

A iniciativa de Gallego e Montez soçobrou à perseguição do grupo principal, que entrou compacto nos dez últimos quilómetros da viagem. Uma queda na fase final trocou as voltas a algumas equipas, mas não impediu a disputa ao sprint.

Leangel Linarez, depois de se ter imposto na Prova de Abertura, deu um salto de qualidade e venceu hoje uma etapa numa prova do calendário internacional. Cortou a meta na dianteira do pelotão, com 3h58m33s. Orluis Aular foi o segundo a cortar o risco e Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) fechou o pódio da jornada.

Somadas as bonificações, Orluis Aular recuperou a camisola amarela. Comanda agora a classificação geral com 3 segundos de vantagem sobre o anterior primeiro classificado, Xabier Mikel Azparren (Euskaltel-Euskadi). Leangel Linarez é o terceiro, a 8 segundos. Aular é também o primeiro na classificação por pontos, enquanto Rodrigo Caixas junta a juventude à montanha. Por equipas destaca-se a Euskaltel-Euskadi.

A quarta etapa, a disputar no sábado, prevê-se determinante na definição da geral. Será um contrarrelógio de 8,4 quilómetros, com partida e chegada em Castelo de Vide. O contrarrelógio inicia-se às 15h30, com a partida de Tiano da Silva (ProTouch). Orluis Aular inicia a prova às 17h38. Antes das 18h00 saberemos se conseguirá segurar a camisola amarela. Espera-se que seja uma jornada capaz de marcar diferenças, mas mantendo a discussão ainda entreaberta para o dia seguinte.

________________

_____________________

_____________________