Gasóleo baixa 17 cêntimos e gasolina 13 a partir de segunda-feira

19 Março 2022, 9:00 Não Por Redacção

O Governo antevê que na próxima semana, venha a ocorrer uma queda nos preços dos combustíveis na ordem dos 17 cêntimos por litro de gasóleo e 13 cêntimos por litro de gasolina. Tal deveria resultar numa redução da receita do IVA que conduziria a um ajustamento das taxas unitárias do ISP em 2,6 cêntimos, no caso do gasóleo, e 2 cêntimos no caso da gasolina, de acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias. 

No entanto, face às circunstâncias de incerteza da evolução da conjuntura bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu – e ainda que na próxima semana seja expectável a redução acentuada do preço dos combustíveis – não será feita esta semana a correspondente actualização de ISP, mantendo-se o desconto temporário do ISP de 3,4 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina, voltando a aplicar-se a formula na próxima semana com os correspondentes ajustamentos, anunciou o Governo.

Tal como anteriormente anunciado, o Governo formalizou já em Bruxelas, junto da Comissão Europeia, o pedido formal de redução da taxa de IVA aplicável à venda de combustíveis em Portugal, de modo a que possa fazer baixar ainda mais o preço dos combustíveis.

Segundo anunciou também o Ministério das Finanças, foram até ao momento devolvidos 22 721 570 euros, em reembolsos do autovoucher, que teve, até ao momento, 2 422 012 adesões.

________________

_____________________

_____________________