Venezuelano vence etapa da Volta a Portugal com João Macedo em destaque

10 Agosto 2023, 17:40 Não Por Redacção

O venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) ganhou hoje, ao sprint, a primeira etapa em linha da Volta a Portugal Continente, uma ligação de 188,5 quilómetros, entre o Velódromo Nacional, em Sangalhos, e Ourém. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) conservou a camisola amarela.

A corrida foi agitada desde o quilómetro inicial, altura em que se destacaram cinco homens. No entanto, só dois deles resistiram na frente da corrida, a dupla da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car formada por Diogo Narciso e João Macedo. A estes viria a juntar-se Wesley Mol (Bike Aid). Mas mesmo este não aguentou a roda dos dois portugueses.

Apesar de levar Rafael Reis a bonificar nas metas volantes, a Glassdrive-Q8-Anicolor não quis desgastar a equipa na perseguição à dupla de fugitivos, deixando a margem na casa dos dois minutos e meio até aos 35 quilómetros finais. Nessa altura, a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua “mordeu o isco” estendido pela equipa do camisola amarela e assumiu a perseguição de forma mais efetiva. E o resultado foi imediato. A 20 quilómetros da meta já não havia fuga.

A partir daí sucederam-se os ataques, aproveitando a última montanha do dia. César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o homem que levou mais longe as intenções de “fintar” a ditadura do pelotão, mas acabaria absorvido a 5 quilómetros da meta.

Uma aproximação rápida à chegada permitiu uma chegada ao sprint. Poderoso no arranque, Leangel Linarez venceu a etapa, diante de dois homens da Caja Rural-Seguros RGA, Daniel Babor e Tomas Barta, segundo e terceiro, respetivamente.

A segunda etapa em linha, a disputar nesta sexta-feira, será a ligação de 177,3 quilómetros, entre Abrantes e Vila Franca de Xira. Uma subida de quarta categoria e outra de terceira, nos últimos 40 quilómetros, não devem ser óbice ao protagonismo dos sprinters.

________________

_____________________

_____________________