“Valoriza-te” mostra oportunidades para o futuro dos jovens de Coruche (com Fotos)

6 Junho 2022, 13:38 Não Por João Dinis

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, a “Valoriza-te” – Feira de Formação e Empreendedorismo Jovem, que decorrerá até amanhã, 7 de Junho, no Pavilhão Multiusos de Coruche.

O certame, dirigido ao público jovem e estudantil, pretende ser uma ‘ferramenta’ preciosa nas decisões do futuro dos jovens, de Coruche e não só, quer em termos de estudos, formação profissional, empreendedorismo e voluntariado.

Miguel Carvalho, assessor do Município de Coruche e dinamizador do certame, salienta que a “Valoriza-te” “conjuga a vertente da formação com a vertente do empreendedorismo, mas também da educação não formal, da juventude, do voluntariado, das oportunidades para os jovens, para além de termos aqui presentes uma série de universidades, institutos superiores, institutos politécnicos. “

No certame “temos também escolas profissionais da região, formação profissional de diversos ramos das Forças Armadas a diversas entidades do sector da juventude, transversais às diversas áreas da juventude, desde o associativismo jovem à formação jovem e ao empreendedorismo”, refere Miguel Carvalho, que acrescenta que no dia de amanhã serão também esperados mais expositores, sobretudo ligados ao ensino universitário, com uma presença mais significativa de Institutos Politécnicos e Universidades.

Este tipo de certames permite aos jovens estudantes ter um primeiro contacto com cada uma das entidades, sejam formadoras ou profissionais, que acrescidos de workshops e palestras vão permitir aos alunos uma maior definição no seu futuro.
Alguns dos workshops serão promovidos pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com o objectivo de ”fomentar a fomentação e ao incentivo da participação cívica e da participação juvenil activa”.

No dia de amanhã vão decorrer “palestras de orientação vocacional direccionadas para os alunos do ensino secundário, com diversas temáticas, com alunos e profissionais de diversos ramos e de diversas profissões”, anuncia Miguel Carvalho, que convida todos os jovens a passarem pelo Pavilhão Multiusos e poderem usufruir do certame e aproveitar para absorver todos os conhecimentos fundamentais para ao seu futuro.

Fátima Galhardo, Vice-presidente e responsável pela área da educação no Município de Coruche, refere que esta feira é a evolução de uma iniciativa que decorria “de uma forma muito subtil” na Escola Secundária de Coruche, estando agora com maior visibilidade no Pavilhão Multiusos de Coruche sendo “uma boa oportunidade para a maior parte dos jovens do nosso concelho, do 9º ano até ao 12º, passando pelo ensino profissional, todos possam ter uma maior captação de informação relativamente àquilo que podem ser as suas oportunidades de futuro.”

Fátima Galhardo agradece ainda a Miguel Carvalho, que foi “a pessoa indicada” para desenvolver este certame, que resultou de uma “interligação entre a educação e o próprio Miguel, que enquanto secretário do Presidente deu um input muito positivo à iniciativa”, refere a responsável.

Para Fátima Galhardo o certame decorre na altura ideial, uma vez que “é na altura onde os jovens têm que fazer a sua opção, os do nono ano, o que é que vão escolher no 12.º ano, ou aqueles que chegados ao 12.º ano, qual a área que vão escolher”, dando mesmo o exemplo de uma aluna coruchense que participou num dos workshops da manhã, que deu o seu testemunho de como um certame semelhante a este foi importante para a decisão do seu futuro.

A ‘Valoriza-te’ tem como objectivo “tirar dúvidas sobre aquilo que os alunos possam ter” sobre o seu futuro, salienta a Vice-presidente.

Fátima Galhardo dá ainda o exemplo da Escola Profissional de Coruche (EPC), que tem contribuído bastante para o sucesso da educação em Coruche, bem como para a fixação de população jovem para o concelho. “A Escola Profissional de Coruche tem sido um excelente exemplo de captação de jovens para o concelho de Coruche, porque não opera apenas com alunos de Coruche”, começa por referir, acrescentando que esta capta jovens de Santarém, Almeirim, Salvaterra, Benavente, Mora, Montemor, e só “não se estende mais porque a rede de transportes escolares não corresponde àquilo que nós precisamos para as entradas das aulas”, reconhecendo que a EPC “tem feito um trabalho muito meritório, porque a maioria dos alunos que hoje nós temos na Escola Profissional de Coruche, alguns são de Coruche, mas muito também são de fora”, concluiu.

________________

_____________________

_____________________