Vale do Sorraia está em seca extrema

21 Fevereiro 2022, 21:03 Não Por Redacção

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), revelou esta segunda-feira a última actualização à seca no país, com dados actualizados a 15 de Fevereiro, que revelam que a seca se agravou no Vale do Sorraia, estando agora o território em seca extrema.

Com a temperatura do ar com valores “quase sempre superiores ao valor normal mensal”, e com uma precipitação correspondente apenas a “39% do valor normal”, o território viu agravar-se a seca, pelo que “Continuam a registar-se valores inferiores a 20 % na região Nordeste e na região Sul, com muitos locais dessas regiões a atingirem o ponto de emurchecimento permanente.”

Segundo os dados do IPMA de acordo com o índice PDSI2 a 15 de Fevereiro verificou-se um agravamento da situação de seca meteorológica em todo o território com um aumento da área nas classes de seca mais graves, severa e extrema.

Destaca-se a região Sul e alguns locais dos distritos de Bragança e Castelo Branco em seca extrema. Desta forma a distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 9.2 % em seca moderada, 52.2 % em seca severa e 38.6 % em seca extrema.

De acordo com o mapa revelado pelo IPMA, os concelhos do Vale do Sorraia encontram-se em seca extrema, em valores superiores ao que se verificavam em 2018 e em 2005 com uma percentagem superior nas classes de seca severa e extrema.

Até ao final de Fevereiro não se prevê a ocorrência de precipitação significativa em todo o território.

Em relação à temperatura do ar, a tendência será para valores superiores ao normal para todo o território, em especial para a região interior Centro e Sul.

Numa antevisão da situação meteorológica e de acordo com as previsões meteorológicas será muito provável a continuação da situação de seca meteorológica no final de Fevereiro, com quase todo o território nas classes mais gravosas do índice PDSI.

________________

_____________________

_____________________