Utentes da Barrosa vão ter acesso a serviços de telessaúde

10 Agosto 2021, 15:21 Não Por Redacção

Foi esta segunda-feira aprovado o protocolo entre a Câmara Municipal de Benavente, Ministério da Saúde, Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Agrupamento de Centro de Saúde do Estuário do Tejo e a Junta de Freguesia da Barrosa que visa dotar a freguesia de um balcão SNS24, que permitirá o acesso a serviços de telessaúde aos utentes da freguesia.

Esta adesão aos serviços de telessaúde na Barrosa irá permitir aos munícipes residentes na freguesia poderem efectuar a marcação de consultas, obtenção de receituário, bem como um primeiro diagnóstico da situação clínica do doente feita por um especialista.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, a telessaúde presta não só serviços de assistência, em caso de eventos agudos, mas também serviços de apoio no dia-a-dia de quem necessita. Focando-se também numa vertente social, esta unidade permite que o cidadão, e o seu cuidador informal, mantenham uma maior autonomia e independência fora de um ambiente institucionalizado.

Este protocolo entre as entidades de saúde e municipais foi aceite após uma sugestão do vereador independente Pedro Pereira, que entende ser esta uma forma dos utentes da Barrosa poderem aceder mais rapidamente a serviços de saúde, numa altura em que o Centro de Saúde de Benavente vive momentos complicados no que diz respeito à falta de médicos.

Em breve a Junta de Freguesia da Barrosa anunciará o local e horário de funcionamento do espaço de telessaúde, apresentando-o à população.

________________

_____________________

_____________________