“Um Canto de Liberdade” sobe ao “palco” da Escola Prática de Cavalaria (com Fotos)

5 Julho 2023, 12:12 Não Por João Dinis

A Escola Prática de Cavalaria recebe de 6 a 8 de julho, quinta-feira a domingo, o musical “Um Canto de Liberdade”, com encenação de Amauri Alves e Henrique Dias Alves, que promete reunir toda a comunidade em torno da encenação histórica do 25 de Abril de 1974.

Este Teatro Musical está inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, pretendendo envolver toda a comunidade “no palco, numa experiencia que os irá marcar para o resto da vida”, salientou o vereador Nuno Domingos, do Município de Santarém.

Para o autarca, este espetáculo que irá envolver mais de 70 personagens da comunidade de Santarém, que começaram a chegar aos poucos e foram ficando após cada ensaio, “é algo simbólico mas muito importante para todos nós”, pois irá retratar uma das épocas mais marcantes da história portuguesa.

O encenador Amauri Alves destaca a forma como a comunidade se envolveu no projeto por si liderado. “As pessoas começaram timidamente a aparecer, mas foram ficando ensaio após ensaio, e são agora setenta”, disse, acrescentando que este pretende ser um espetáculo que “vai mostrar todos os detalhes do 25 de Abril”, tendo quadros que retratam a guerra, a PIDE, a fome, entre outros.

“Vamos sensibilizar as pessoas sobre o que foi a ditadura”, salientou, agradecendo depois “o envolvimento da comunidade que tornou possível o espetáculo”.

Para Florbela Rose e Paulo Cotrim, dois dos figurantes que integram o espetáculo, é uma enorme honra poder fazer parte deste espetáculo, estando agora as “expetativas bastante altas para ver o resultado final”.

“Um Canto de Liberdade” teve como embrião o espetáculo de Natal, que juntou cerca de duas dezenas de voluntários, sendo que o objetivo é que no próximo ano, na celebração do cinquentenário do 25 de Abril, se possa realizar um outro com 400 ou 500 figurantes.

O espetáculo terá, para já, três apresentações, 6, 7 e 8 de julho, pelas 22 horas, na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém. Os bilhetes, com um custo de 2,5 euros, podem ser adquiridos no Teatro Sá da Bandeira, na plataforma online – BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.

________________

_____________________

_____________________