ULS Lezíria junta-se à Refood Santarém para combater o desperdício alimentar
2 Dezembro 2024, 11:34A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) estabeleceu uma parceria com a Refood Santarém no passado dia 25 de novembro de 2024, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar e reforçar o apoio às comunidades mais vulneráveis. O acordo foi formalizado durante uma reunião entre o Conselho de Administração da ULS Lezíria e a coordenação da Refood Santarém.
Reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho de resgate e redistribuição de alimentos, a Refood Santarém evita que cerca de 18.000 a 20.000 quilos de alimentos sejam desperdiçados mensalmente. Agora, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) passa a integrar esta rede solidária, começando o projeto pelo Departamento de Urgência, com o apoio da Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém (AVHDS).
O processo será coordenado pelas chefias de enfermagem e pela AVHDS, assegurando que os alimentos excedentes sejam redirecionados para quem mais precisa. Esta parceria reflete o compromisso da ULS Lezíria em adotar práticas ambientalmente sustentáveis e socialmente responsáveis, fortalecendo a colaboração com entidades locais que promovem o bem-estar da comunidade.
A Refood Santarém opera exclusivamente através de voluntários, demonstrando que pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Com apenas duas horas de voluntariado por semana, é possível alimentar até 10 pessoas por dia. Quem estiver interessado em fazer parte deste movimento pode contactar a organização através do e-mail geral.santarem@re-food.org.
Esta iniciativa reforça a importância de unir esforços em prol de um futuro mais sustentável e solidário, mostrando que é possível transformar desperdício em esperança.