ULS da Lezíria reconhece que apenas três Centros de Saúde tiveram horário alargado
13 Janeiro 2024, 19:15A Unidade de Saúde Local da Lezíria (ULS Lezíria), que integra o Hospital Distrital de Santarém e vários Centros de Saúde da Lezíria do Tejo, veio este sábado reconhecer o erro cometido, ao anunciar que quatro Centros de Saúde, Cartaxo, Rio Maior, Santarém e Coruche haviam alargado o horário, quando isso apenas aconteceu em três, mantendo Coruche o horário das 8 às 20 horas diariamente.
O anúncio motivou mesmo fortes criticas do setor político, que terá motivado a nova nota de imprensa, onde dão agora conta da alteração de horário em três unidades de saúde, no Cartaxo, Rio Maior e Santarém.
A ULS da Lezíria aproveita a ocasião para sublinhar a importância de os utentes procurarem o seu médico de família para situações de doença aguda (não urgentes nem emergentes), para que possam ter um acompanhamento de proximidade e não atendimentos pontuais.
A opção pelos cuidados de saúde primários em situações de doença aguda não emergente, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, contribui para o melhor atendimento dos utentes e para diminuir a pressão nos serviços de urgência hospitalar.
Neste momento de maior procura de cuidados de saúde, o objetivo é que estes três centros de saúde sejam uma alternativa à procura dos serviços de urgência hospitalar para situações de doença aguda, garantindo resposta no período noturno, pós-laboral e ao fim-de-semana.
A população deve seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde para as temperaturas frias e perante sintomas gripais, assim como de utilizar a Linha de Saúde (808 24 24 24) antes de procurar cuidados de saúde.
No Cartaxo e Rio Maior aos fins-de-semana e feriados os Centros de Saúde vão estar a funcionar das 9 às 16 horas e durante a semana no horário normal.
Já em Santarém o horário semanal será alargado até às 22 horas, e ao fim-de-semana e feridos até às 20 horas.