ULS alega falta de recursos humanos e número insuficiente de urgências para reabrir “Urgências” de Coruche
12 Maio 2024, 15:11Apesar de nos últimos meses, e depois dos utentes/doentes terem sido surpreendidos com a alteração de Serviço de Atendimento Permanente (SAP) para Serviço de Atendimento Complementar (SAC), em maio do ano passado, serem frequentes as queixas e reclamações pela falta de consultas e atendimentos no serviço que anteriormente foi de “Urgência” no Centro de Saúde de Coruche, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria não pretende reverter a situação, alegando que “não existem Recursos Humanos em número suficiente para garantir o seu funcionamento.”
Desde maio do ano passado a funcionar no modelo SAC, depois de ter visto reduzido o seu horário de 24 horas para as 8-20 horas, por ocasião da pandemia da Covid-19, têm sido frequentes as denúncias e lamentos de doentes que se deslocam às “urgências” do Centro de Saúde de Coruche, e não conseguem uma consulta, sendo obrigados a deslocar-se ao Hospital Distrital de Santarém.
Um dos últimos casos foi presenciado recentemente pelo vereador da CDU Carlos Peseiro, que apresentou o caso em reunião de câmara, que levou o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira (PS), a prometer endurecer, ainda mais, a “luta” pela reabertura do SAP de Coruche.
De acordo com o autarca, um idoso, apresentava um quadro de aparente urgência, e cerca das 19.45 horas, acabou por ver ser negada o seu atendimento, alegando a médica em serviço, que não tinha disponibilidade para tal, uma vez que o SAC de Coruche, encerra às 20 horas.
O homem acabaria a ser ajudado por uma auxiliar que se encontrava de serviço a ligar à Saúde 24.
Questionada pelo NS, a ULS Lezíria, esclarece que a situação relatada “não se trata de uma renúncia”, mas sim, “do cumprimento do previsto num Serviço de Atendimento Complementar (SAC)”, acrescentando que “existe informação visível sobre o Horário de Atendimento, assim como relativa ao facto de no período que antecede o encerramento não serem efetuadas mais inscrições, dado existir Encerramento do Serviço pelas 20h00, tendo a essa hora que estar garantido o atendimento de todos os Utentes inscritos.”
A ULS Lezíria, esclarece que no caso de um Serviço de Atendimento Complementar, não se tratando de um Serviço de Urgência, existe por isso Agendamento com Vagas, determinadas ao longo do dia.
“Em alguns momentos, a procura poderá superar o número de vagas, principalmente nas primeiras e últimas horas de atendimento, sendo necessário uma correta gestão e orientação dos utentes, de modo a garantir o correto atendimento e com garantia da qualidade, dado não se tratar de um Serviço de Urgência com Atendimento 24 horas e com Equipas de vários Médicos, Enfermeiros e Técnicos”, refere a ULS.
A ULS salienta ainda que “no caso das situações urgentes e emergentes, devem ser encaminhadas ou deve o utente recorrer diretamente ao Serviço de Urgência do Hospital Distrital de Santarém, dado que o Serviço de Atendimento Complementar não se destina ao atendimento destas situações por não dispor dos recursos meios e técnicos para este fim.”
Questionada se iria regressar a modalidade de atendimento SAP em Coruche, a ULS Lezíria refere que “neste momento, não encontra previsto a transição para Serviço de Atendimento Permanente, dado que não existem Recursos Humanos em número suficiente para garantir o seu funcionamento”, não estando também prevista a reabertura do serviço 24 horas/dia, sendo o SAC de Coruche “o único que funciona em todos os dias da semana, em toda a ULS da Lezíria, entre as 8h00 e as 20h00, estando por isso a funcionar em horário alargado em relação a todos os outros locais.”
O alargamento de horário está somente previsto em outros SAC da Lezíria do Tejo, sendo que no caso de Coruche podem no entanto via a existir “períodos com um reforço da resposta assistencial, com reforço das equipas, permitindo a avaliação e orientação de mais utentes.”
Questionada da ULS Lezíria se caso dos médicos da USF de Vale do Sorraia (Coruche) demonstrassem disponibilidade para a reabertura do SAP no período de 24 horas, esta refere que a questão “será alvo de análise pela ULS da Lezíria considerando a procura de cuidados ao Serviço de Atendimento Complementar, bem como ao Serviço de Urgência do Hospital Distrital de Santarém com proveniência do Concelho de Coruche”, sendo que “neste momento os dados, bem como os recursos humanos não são favoráveis à sua abertura.“
“A situação será revista e analisada de forma contínua, como o é em todos os outros Serviços de Atendimento Complementar”, acrescenta a unidade de saúde, que conclui referindo que “a opinião e disponibilidade da equipa médica da USF Vale do Sorraia será sempre tida em conta”.