Ucranianos reúnem-se em Santarém para debater temas da sua atualidade

13 Junho 2023, 8:02 Não Por Redacção

Santarém recebe por estes dias a Conferência “Organização do Espaço Educacional Inclusivo em Instituições de Educação para Refugiados”, organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP), com o apoio do Município de Santarém e cuja sessão de abertura decorreu esta segunda-feira, no auditório do ISLA Campus de Santarém

João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, marcou presença nesta conferência internacional, que contou com a participação online de Vitaly Panok, Secretário da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, e de Oleg Paska, Diretor do Departamento de Educação da Ucrânia.

João Teixeira Leite felicitou a Associação pela organização da conferência, considerando ser “muito importante que todos juntos possamos discutir medidas que possam ampliar a inclusão dos nossos irmãos ucranianos. Permitam-me que vos trate por irmãos. Nós temos um gosto especial de os termos em Santarém e partilhamos convosco o sofrimento da Guerra, que nos atinge a todos. O que estão a fazer à Ucrânia é inadmissível e inaceitável. Santarém estará sempre ao vosso lado”. O Vice-presidente considera que os ucranianos “são um povo com muita bravura. Um dos vários Pelouros que tenho é o da Educação. Sei bem o esforço que os vossos filhos, os vossos irmãos, que as crianças ucranianas que estão inseridas nas nossas escolas fazem, para acompanharem as restantes que existem nas nossas escolas. A vossa bravura, não só se verifica com a luta que estão a ter no território da Ucrânia, mas também nas nossas escolas, onde são um exemplo para as nossas crianças”.

João Teixeira Leite lembrou que “as vossas crianças são sempre bem-vindas à nossa comunidade escolar e estaremos sempre de braços abertos para recebê-las. Todas as medidas e todas as propostas que possam sair desta conferência, levarei pessoalmente aos Diretores das Escolas, para reforçar a necessidade de aumentarmos cada vez mais a inclusão”, porque “queremos que estes jovens se sintam bem na capital do Ribatejo, que é Santarém”. Para terminar, deixou o apelo “queremos que sintam em vossa casa. Que Santarém seja também a vossa casa. Que os vossos filhos, netos e as crianças ucranianas, sintam Santarém como sua e sempre que precisarem da Câmara Municipal, estaremos disponíveis, como sempre. Não só com a disponibilização das instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria, como já acontece, mas para todo o tipo de iniciativas e medidas, porque vocês fazem parte de nós. São nossos irmãos. Estamos ao vosso lado, na vossa luta e estamos ao vosso lado para vos acolher muito bem no concelho de Santarém”, reiterou.

Seguiram-se as apresentações: “Implementação do modelo estrutural e funcional de suporte do ensino da língua ucraniana no exterior”, por Iryna Syslyuk, e “O papel do trauma de guerra na capacidade de adaptação dos refugiados ucranianos”, por Kateryna Ostrovska.

De referir que esta conferência surge da necessidade de promover a “troca de conhecimentos teóricos e práticos entre especialistas portugueses e ucranianos, no apoio a pessoas deslocadas em Portugal, em particular pessoas com necessidades especiais”.

A conferência vai ter lugar diariamente ente os dias 12 e 16 de junho, no Auditório do ISLA Campus de Santarém e em simultâneo pela internet através da plataforma zoom

A conferência de 13 de junho vai ser subordinada ao tema “Tecnologia de Apoio Social e Psicológico aos Refugiados”. Os dias 14, 15 e 16 de junho, contemplam vertentes práticas, visitas guiadas a Fátima e uma ida à praia. O último dia será reservado para a apresentação do “resumo e conclusões” e termina com uma visita guiada a Lisboa.

____________________