Troca de médico de família em Santo Estevão não deverá afectar utentes

5 Janeiro 2021, 12:35 Não Por João Dinis

A médica que desde 2012 se encontrava em Santo Estevão, concelho de Benavente, a prestar serviço de médico de família a cerca de 2 mil utentes, irá em breve deixar o Posto de Saúde de Santo Estevão, a funcionar nas instalações da Casa do Povo de Santo Estevão, sendo que a sua substituição não deverá afectar os utentes que diariamente recorrem a este serviço de saúde primário.

O esclarecimento foi prestado pelo Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, depois de questionado pelo vereador Ricardo Oliveira, se a questão da saída da Dra. Mariana estava relacionada com o atraso na execução das obras do Posto de Saúde de Santo Estevão.

O Presidente da Autarquia de Benavente, que lamentou a saída da Dra. Mariana de Santo Estevão, para o Centro de Saúde de Samora Correia, onde além de um projecto mais aliciante, irá ter um considerável incremento no seu salário, esclareceu que tendo também conhecimento dos “boatos” que circulam na comunidade, que a saída da médica estaria relacionada com as obras no Posto de Saúde de Santo Estevão, processo que ela acompanha desde início, questionaram a mesma, referindo esta que a sua saída nada tinha a ver com as obras, mas sim com o novo projecto que irá abraçar em Samora Correia, bem como com o significativo aumento do salário.

A vereadora Catarina Vale, que tem a pasta da saúde e acção social do município, esclareceu que tentou por todos os meios demover a clinica de sair do Posto de Saúde de Santo Estevão, onde é estimada por toda a população, mas que esta lhe terá pedido para entender que a saída para Samora Correia era também um dos seus objectivos profissionais, para além do incremento do ordenado, factor que o município não conseguia contrariar.

Apesar da saída da médica, os utentes do Posto de Saúde de Santo Estevão não vão ficar sem médico de família, e de acordo com o referido pelo Presidente Carlos Coutinho o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo, irá ali colocar um médico contratado, que dará continuidade ao trabalho até aqui desenvolvimento pela Dra. Mariana.

Sobre as obras no Posto de Saúde de Santo Estevão, que já se encontram protocoladas entre a autarquia e a Casa do Povo de Santo Estevão, Carlos Coutinho referiu que já se encontram em fase de projecto, estando “as verbas previstas para as obras já em orçamento”, pelo que em breve será lançado o concurso público para a remodelação do posto de saúde.

Carlos Coutinho referiu ainda que enquanto se realizarem as obras, os utentes serão atendidos nos Foros de Almada, em instalações de carácter provisório.

________________

_____________________

_____________________