Tornado em Santo Estevão registou ventos perto dos 150 km/h

10 Novembro 2022, 19:26 Não Por Redacção

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apresentou esta quinta-feira os dados provisórios relativos ao Tornado de Santo Estevão, ocorrido na passada terça-feira, que terá alcançado ventos perto dos 150 km/h.

De acordo com o instituto, a formação do tornado ficou a dever-se a uma superfície frontal fria associada a uma depressão centrada a noroeste das ilhas Britânicas que durante a madrugada do dia 8 se aproximou do Continente em progressão de Oeste para Este.
O território, ainda em sector quente, encontrava-se sob a influência de uma massa de ar tropical marítimo caracterizada por conteúdo moderado em água precipitável e instabilidade igualmente moderada, acrescenta ainda o IPMA, que acrescenta que nessa massa de ar organizavam-se diversas linhas de instabilidade, uma das quais viria a afectar a região compreendendo o sul da Estremadura e o Vale do Tejo, entre o final da manhã e o meio da tarde.

O Tornado de Santo Estevão, formado entre as 14.52 e 14.58 horas, foi o segundo no mesmo dia, depois de um outro verificado pelo IPMA entre as 13.55 e 13.57 horas na zona de Alcântara, em Lisboa.

De acordo com o IPMA “qualquer dos tornados produziu danos significativos nas áreas afectadas, designadamente queda de árvores de grande porte, arrancamento e projecção de telhas, danos em viaturas, edifícios, moradias”, tendo o de Santo Estevão alcançado uma “extensão de, pelo menos, 5 km (ainda em avaliação) e uma largura da ordem de 30  a 100 metros”, sendo classificado como um Tornato de intensidade F1/T2 (escala clássica de Fujita/escala de Torro), correspondendo a vento na gama 33-41 m/s, ou seja, 119-148 km/h (rajada, média de 3s).

Recorde-se, que de acordo com a Protecção Civil de Benavente, o Tornado de Santo Estevão destruiu mais de 200 árvores, afectando cerca de uma dezena de habitações, de onde foram arrancadas telhas e danificadas algumas estruturas, não se registando ainda assim qualquer dano em pessoas ou animais.

________________

_____________________

_____________________