São Martinho no Vale do Sorraia com várias iniciativas em todos os concelhos

10 Novembro 2022, 22:39 Não Por Redacção

Um pouco por todo o Vale do Sorraia são diversas as iniciativas e sobretudo os magustos que assinalam o São Martinho, que se celebra oficialmente esta sexta-feira, 11 de Novembro.

Em Portugal, a data é associada à celebração da maturação do vinho do ano, sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o novo pode ser degustado. É tradição fazer-se um grande magusto, castanhas assadas sob as brasas da fogueira (às vezes figos secos e nozes), e beber-se uma bebida alcoólica local chamada água-pé, resultante da adição de água ao bagaço da uva, ou jeropiga (um licor doce obtido de forma muito semelhante, que inclui ainda aguardente).

Em todos os concelhos vão existir iniciativas que visam assinalar a data, e sobretudo, juntar as pessoas num são convívio.

Em Mora o São Martinho foi assinalado esta quinta-feira, com a realização de um magusto em Pavia. Houve animação musical, porco assado no espeto, castanhas assadas e água pé.

Coruche assinala em dois momentos o São Martinho.
Esta sexta-feira, 11 de Novembro haverá distribuição de castanhas assadas no Mercado Municipal e nas ruas da Vila.

No domingo, 13 de Novembro, o Núcleo Rural de Coruche assinala também a data, com castanhas assadas, água-pé e uma prova de vinhos, acompanhada de um momento de folclore.

No concelho de Salvaterra de Magos vão existir várias iniciativas levadas a cabo por diversas associações.
No sábado, 12 de Novembro, o Pavilhão do Inatel receberá o oitavo Festival das Sopas.

O Pavilhão da Comissão de Festas de Marinhais, recebe, também no sábado, 12, um torneio de Sueca, com baile e animação.

O Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo, recebe a partir das 15 horas de sábado, animação, música, castanhas assadas, água-pé, bifanas e couratos.

No Granho, numa organização da Comissão de Festas, a partir das 19.30 horas haverá um jantar seguido de animação. Ao final da noite haverá castanhas e água-pé, durante o baile que animará a noite.

Em Muge, haverá um São Martinho com karaoke a partir das 21 horas, no recinto da Comissão de Festas.

No domingo, 13 de Novembro, a partir das 9 horas, decorrerá em Marinhais a Caminhada de São Martinho.

Também no concelho de Benavente vão ocorrer inúmeras iniciativas levadas a cabo por associações e organizações locais.

O Auditório de Nossa Senhora da Paz receberá entre 11 e 13 de Novembro, a 11ª edição da Feira das Sopas, com degustação de sopas e arroz doce, espectáculos, música e uma caminhada no domingo.

O Celeiro dos Arcos, receberá a 12 de Novembro, um Magusto Solidário para com os Bombeiros de Benavente. Pelas 13 horas paella e pela tarde dentro, música e castanhas assadas.

Na Barrosa, a partir das 18.30 horas de sábado, um São Martinho à volta da fogueira.

O Pavilhão da Arcas em Samora Correia, recebe a partir das 20.30 horas de sábado um “Magusto sempre alerta” com sopa, bifanas, bebidas e castanhas.

A sede da Sociedade Filarmónica de Santo Estevão recebe no dia 12 de Novembro, sábado, pelas 16 horas, o Concerto Concelhio de Bandas Juvenis, com as três bandas do concelho de Benavente representadas.

________________

________________________