Tornado deixou verdadeiro cenário de guerra e destruição nos Foros de Salvaterra (Com Vídeo e Fotos)

25 Dezembro 2021, 19:08 Não Por João Dinis

Um fenómeno extremo de vento e chuva, semelhante a um tornado, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 24 de Dezembro, nos Foros de Salvaterra, deixou um rasto de destruição, que mais parece um verdadeiro cenário de guerra, com mais de uma centena de árvores arrancadas e destruídas, inúmeras habitações danificadas, um pombal completamente arrasado, de onde desapareceram mais de uma centena de animais e uma estufa completamente dizimada, com os proprietários a avançarem que os prejuízos podem ascender a mais de 200 mil euros.

Gilberto Fortunato, que além de ver a sua habitação danificada, foi o mais afectado por este tornado, vendo também o seu rendimento afectado pela estufa que era também o seu sustento, estima ter prejuízos superiores a cem mil euros.
Segundo nos conta, só quando chegou à sua casa é que percebeu a tragédia que lhe acabara de acontecer. Viu a sua casa destruída, o telhado arrancado, a chaminé caiu e o painel solar também afectado.

Outro dos afectados pela tempestade foi Joaquim Ferreira, que perdeu um pombal, bem como inúmeros animais da sua grande paixão.
Hoje era um homem bastante triste, mas ainda assim já pensava em reconstruir o pombal, com melhores condições ainda para os seus animais.

Além das casas, estufas e pombal assolados há registo também para a destruição de um picadeiro de uma coudelaria sedeada nos Foros de Salvaterra, bem como oito viaturas, três da GNR e cinco de funcionários da Brisa, que se encontravam parqueadas no Posto de Trânsito da GNR de Salvaterra de Magos e nas instalações da concessionária junto à entrada da Auto-estrada 13, onde uma extensa área de pinhal foi também bastante afectada.

Manuel Bolieiro, Presidente da União de Freguesias de Foros de Salvaterra e Salvaterra de Magos, que hoje esteve também no local a apoiar as famílias, salienta que nos próximos dias os funcionários vão prosseguir com as operações de limpeza, podendo os proprietários continuar a contar com o auxílio da Junta e Câmara Municipal de Salvaterra de Magos na limpeza e retomar da normalidade.

O Ministério da Agricultura anunciou já que irá avaliar os prejuízos causados pela tempestade, de modo a que possa auxiliar economicamente os proprietários que viram destruídas as suas culturas.

________________

_____________________

_____________________