Tejo a Copo reuniu 26 produtores no Convento de S. Francisco

25 Março 2024, 19:20 Não Por Redacção

O Convento de São Francisco, em Santarém, recebeu este sábado, 23 de março, a iniciativa “Tejo a Copo” , que contou este ano com vinhos de vinte e seis produtores.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém e Nuno Russo, Vereador com o Pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, no Município de Santarém, participaram nesta iniciativa, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo – CVR Tejo, desde 2019, e que tem como objetivo promover e divulgar os vinhos da região. Santarém assume-se este ano como uma das quatro cidades da Rede Cidade Europeia do Vinho, juntamente com Almeirim, Alpiarça e Cartaxo.

Ricardo Gonçalves enalteceu “esta iniciativa como uma aposta ganha que permite aprofundar laços e criar sinergias entre os produtores, os profissionais e o público em geral”, e relembrou que “este ano, Santarém reforça a sua aposta na promoção e divulgação de Santarém como território vinhateiro, sendo Cidade do Vinho, partilhada com os três concelhos de Alpiarça, Almeirim e Cartaxo, de forma a contribuir para o desenvolvimento económico-social e a sustentabilidade ambiental, valorizando a vitivinicultura, o mundo rural, as dinâmicas culturais e o Enoturismo, enquanto motores de qualificação do território, valorizando saberes e patrimónios materiais e imateriais”. 

Nuno Russo, reforçou “a aposta do Município de Santarém no apoio a esta iniciativa”. O Vereador defendeu que “a aposta de Santarém no Enoturismo, pode trazer e atrair turistas, curiosos e outros investidores, à nossa região”, e acrescentou que “gostaríamos que no final da edição deste ano da Cidade do Vinho 2024, os vinhos do Tejo fossem ainda mais conhecidos, os de Santarém e de todos os outros municípios associados da Cidade do Vinho, de forma a promover o Enoturismo na nossa região, e de forma a elevar e a potenciar a qualidade dos nossos vinhos”. 

Uma das novidades desta edição foi o da abertura exclusiva para profissionais do setor, da parte da manhã, entre as 11h00 e as 13h00.

Na parte da tarde, a partir das 15h00, as portas estiveram abertas para o público geral, que tiveram oportunidade de descobrir e degustar os vinhos selecionados pelos vinte e seis produtores presentes. 

Nesta iniciativa com entrada livre, os participantes puderam usufruir de degustações, a cargo dos restaurantes TASCÁ e Pátio da Graça, que apresentaram seis petiscos, disponíveis a seis euros cada, tendo apenas que adquirir um copo oficial do evento, disponível pelo valor simbólico de cinco euros que permite aos visitantes apreciar os vinhos da região, ao mesmo tempo que apoiam diretamente os produtores locais.

O Tejo a Copo permite aos profissionais e ao público em geral, conhecer e aprofundar os segredos e as particularidades dos vinhos do Tejo, num ambiente reservado e propício ao networking entre produtores, restauradores, e membros da imprensa especializada.

 Este evento contou ainda com três provas comentadas, orientadas pelo reconhecido sommelier Rodolfo Tristão, embaixador dos Vinhos do Tejo.

________________

_____________________

_____________________