Taxa Zero ao Volante apanha 927 a conduzir com álcool em 4 dias

8 Março 2022, 10:45 Não Por Redacção

A Campanha “Taxa Zero ao Volante”, que foi promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), entre os dias 3 e 7 de Março, detectou 927 condutores a conduzir com uma taxa de álcool superior a 0,5 gramas de álcool por litro de sangue.

A campanha tinha como objectivo alertar os condutores e todos os ocupantes dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool, e foi constituída por diversas operações, entre as quais uma delas em Benavente, ao início da noite desta segunda-feira, 7 de Março.

Em território nacional foram fiscalizados 38.168 condutores, sendo detectadas 8.778 infracções, 927 delas relacionadas com a condução sob efeito do álcool.

No período da campanha, de 3 a 7 de Março registou-se um total de 1.562 acidentes, de que resultaram 9 vítimas mortais, 27 feridos graves e 477 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 588 acidentes, mais 4 vítimas mortais, menos 3 feridos graves e mais 175 feridos leves.

As 9 vítimas mortais, 3 das quais do sexo feminino, tinham idades entre 28 e 73 anos.

Os acidentes ocorreram nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Setúbal, e ainda no Funchal.

Estes acidentes resultaram de 4 colisões, 3 despistes e 1 atropelamento. A colisão no distrito de Portalegre, numa reta do IP2, resultou em 2 vítimas mortais.

Os veículos envolvidos foram maioritariamente ligeiros, e, no acidente do distrito de Setúbal, houve 4 automóveis ligeiros envolvidos, com colisão frontal decorrente de veículo em contramão na AE26.

No acidente de Viana do Castelo, esteve também envolvido um tractor agrícola, bem como 1 veículo ligeiro, do qual o passageiro foi vítima mortal.

O atropelamento no distrito do Porto ocorreu numa avenida de Sendim.

________________

_____________________

_____________________