Sónia Sanfona levanta véu sobre futuros investimentos em Alpiarça

10 Outubro 2023, 16:00 Não Por André Azevedo

A presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, eleita pelo Partido Socialista, levantou o véu sobre alguns investimentos que serão feitos no município e que “verão a luz do dia a curto prazo”, garantiu a autarca ao NS, acrescentando que todos já têm projectos elaborados e aguardam a abertura das candidaturas por parte dos quadros comunitários. A informação foi dada à margem da cerimónia de colocação da primeira pedra do novo posto territorial da GNR em Alpiarça, na tarde de segunda-feira, 9 de Outubro.

A autarca revelou que os vários investimentos que anunciou fazem parte da estratégia de desenvolvimento para Alpiarça para melhorar quer o espaço público, quer os serviços prestados à população.

O parque escolar tem sido das principais prioridades do munícipio, que está empenhado em centralizar todos os ciclos de ensino num mesmo local, do primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário. As obras de requalificação da EB 2,3/S José Relvas estão já em fase de conclusão e vão criar uma nova zona de refeitório (Bloco C), bem como a melhoria geral de condições para alunos e professores, num investimento que custou aos cofres da autarquia mais de três milhões de euros, segundo a autarca. Já o Centro Escolar Abel Avelino (localizado na área da escola José Relvas), aguarda apenas a abertura dos quadros comunitários para ser apresentada a candidatura que visa uma ampliação do espaço, de modo a albergar os alunos que ainda frequentam a EB1/Jardim de Infância, sita na Avenida Carlos Relvas, perto do edifício da Câmara Municipal.

A criação de actividade turística no concelho é também uma das áreas que tem merecido a atenção do executivo. A reabilitação do antigo edifício dos paços do concelho, onde ainda vigora o posto territorial da GNR de Alpiarça e outrora funcionou a biblioteca municipal, com vista à criação de um museu municipal tem já um projecto preparado para ser lançada a candidatura, assim que a União Europeia abra os novos quadros comunitários. O parque de campismo, junto à reserva natural do Cavalo do Sorraia e ao Paúl da Gouxa tem já um caderno de encargos a ser preparado para dar início ao lançamento de um concurso público para concessão da exploração do espaço, que está encerrado à algum tempo, mas que se pode tornar numa fonte de atratividade e de rendimento para o município. Está também já preparado um projecto de intervenções e investimentos quer para a reserva natural do Cavalo do Sorraia e do Paúl da Gouxa.

O executivo tem-se mostrado também atento à área da saúde e, depois de já ter garantido incentivos monetários para a fixação de médicos na Unidade de Saúde de Alpiarça, substituindo-se assim a um dever que é sob qualquer circunstância do Serviço Nacional de Saúde, e que resultaram no preenchimento dos quadros médicos da USF, Sónia Sanfona avança ao NS a criação de um novo centro de saúde em Alpiarça está apenas a aguardar a validação e aprovação da candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência para ser lançado o concurso público para a empreitada. A cumprir-se os prazos estipulados, Alpiarça terá um novo centro de saúde em 2026.

Ainda na área do desporto a autarca revelou que estão a ser preparadas duas zonas desportivas, uma para a prática de petanca e outra para a prática de padel, com esta última a estar em preparação os cadernos de encargos para ser lançado o concurso público para a exploração dos campos.

“Até se poder materalizar as coisas há todo um trabalho que é preciso fazer”, vincou a autarca, garantindo ao NS que o executivo está a fazer todos os possíveis para que estes investimentos estejam materializados o mais rápido possível.

____________________ ____________________