Sónia Sanfona afirma que tarifas da água vão aumentar “à semelhança dos outros municípios”

11 Fevereiro 2025, 15:12 Não Por André Azevedo

A presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, explicou ao NS que as mudanças na recolha dos resíduos sólidos urbanos, que passa a ser efetuada pela empresa intermunicipal Ecolezíria, vai refletir um aumento nas faturas da água, onde está incluída a taxa para os resíduos. Ainda assim a autarca garantiu que o tarifário será semelhante ao que a empresa pratica nos concelhos de Almeirim e Coruche que partilham a mesma tipologia de serviço.

“Os valores que os alpiarcenses vão pagar na sua fatura da água, por enquanto, relativamente a resíduos são exatamente os mesmos que se paga em Almeirim e em Coruche (…) e são muitíssimos semelhantes aos que se pagam nos outros municípios da Lezíria.

A autarca deixou ainda críticas à anterior gestão do município, liderada pela CDU, por não ter atualizado as taxas de recolha de resíduos desde o ano de 2009. Ao não aumentar esta taxa, segundo explicou Sónia Sanfona, teve consequências diretas na cobertura dos custos da recolha dos resíduos, que em Alpiarça se situa na casa dos 30 por cento, enquanto nos outros municípios da Lezíria do Tejo ascende aos 80 por cento.

“Isto significa que o Município estava a assumir o pagamento do tratamento e da recolha de resíduos das pessoas que produzem mais em detrimento das que fazem alguma reciclagem, que produzem menos resíduos e que têm algum cuidado”, explicou a autarca socialista, acrescentando também que a baixa taxa de cobertura significava que o município não tinha capacidade de investir no património necessário, como novos contentores e veículos, com a autarca a lamentar a degradação dos contentores existentes e o “estado obsoleto” dos veículos de recolha devido à sua idade avançada, revelando mesmo que sempre que era preciso algum tipo de manutenção era necessário adquirir “peças na sucata”.

Com as exigências da União Europeia no que diz respeito à recolha de resíduos e com as metas impostas aos municípios, a autarca garante que haverá, num futuro próximo, mais autarquias a optar pelo mesmo modelo de recolha, garantindo que as empresas intermunicipais são a melhor solução, já que são “detidas a 100% pelos municípios”.

Recolha de resíduos vai ter fatura própria em breve

Sónia Sanfona adiantou ainda ao NS que a recolha de resíduos vai ter uma fatura própria em breve, segundo as diretrizes que a União Europeia quer implementar. A taxa paga pelos munícipes de cada concelho está incluída na fatura da água.

Embora seja exigência da União Europeia ainda não há uma data definida para que esta medida entre em vigor, nem um método definido para avaliar como será aplicada a taxa, uma vez que, como explica Sónia Sanfona, não há capacidade de “pesar os resíduos que cada um produz” nem avaliar a eficácia da reciclagem de cada agregado.

_________________

____________________