Simulação de acidente com viatura pesada e ligeiras junta cerca de 50 bombeiros em Almeirim (C/ FOTOS)

1 Novembro 2023, 21:40 Não Por André Azevedo

A iniciativa “exercício, exercício, exercício”, juntou 46 bombeiros das corporações de voluntários de Almeirim, voluntários de Salvaterra de Magos e voluntários de Santarém participaram num exercício operacional conjunto que simulou um acidente com uma viatura pesada e duas viaturas ligeiras, que decorreu na tarde desta quarta-feira, 1 de Novembro, em Almeirim.

A situação operacional consistia em simular os procedimentos de desencarceramento e triagem das 14 vítimas, representadas por elementos do Agrupamento de Escuteiros de Fazendas de Almeirim, que se encontravam no interior do autocarro e das viaturas ligeiras. As “operações de resgate” foram acompanhadas por vários formadores certificados que foram corrigindo as técnicas utilizadas pelos elementos das corporações.

O comandante dos bombeiros de Almeirim, Telmo Ferreira, que organizou o exercício, explicou ao NS que o objectivo “não é um simulacro, mas um exercício para praticar uma situação que não é comum acontecer, mas que precisamos de estar preparados para actuar caso aconteça”. O comandante explicou ainda que um dos objectivos era a coordenação entre corporações, que embora estejam “habituadas a trabalhar em conjunto em situações de fogo florestal, num teatro de operações mais complexo como este precisam de praticar”.

Telmo Ferreira acrescentou que as falhas foram identificadas, quer a nível de operacionalidade quer a nível de coordenação e organização, deixando a garantia que vão ser trabalhadas e melhoradas para que numa situação real os elementos estarem o melhor preparados possíveis para agir e salvar as vítimas com a maior eficácia possível.

________________

_____________________

_____________________