Seniores de Coruche vibram com o walking football (com Fotos)
23 Outubro 2024, 19:47O Pavilhão Municipal de Coruche recebeu esta quarta-feira os técnicos e responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Santarém, para o arranque da modalidade de walking football – futebol a andar, direcionada à população acima dos 55 anos de idade.
O Walking Football é uma modalidade pensada para uma população que gosta de jogar Futebol, todavia, as capacidades físicas já não permitem dar respostas às exigências dinâmicas que o jogo promove. Desse modo, o Walking Football evidencia dois propósitos muito claros: ser uma atividade recreativa prazerosa para os seus praticantes e ser promotora do desenvolvimento da saúde e do bem-estar de quem o pratica, tanto físico como mental.
O jogo tem a particularidade de poder ser disputado em versão futsal ou futebol de 11, sendo que tem algumas regras bastante específicas, como o facto de os jogadores não poderem dar mais que três toques na bola e esta não poder subir mais do que a altura da cintura, cerca de 1 metro.
Um grupo de cerca de 25 seniores, integrantes do programa de desporto sénior da Câmara Municipal de Coruche deu o “pontapé de saída” no programa, que irá agora ser dinamizado pelos técnicos municipais em todas as freguesias do concelho.
Presente no arranque da modalidade em Coruche esteve a vereadora Fátima Galhardo, responsável no município pela área social e desportiva, que se demonstrou bastante contente com a receção que a atividade teve entre os primeiros praticantes.
“Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo, e para além disso os nossos seniores possuem índices elevados de diabetes, obesidade e sedentarismo, pelo que a Câmara Municipal de Coruche dispõe de um programa que pretende dar alguma mobilidade à nossa população de faixas etárias mais avançadas, e este é mais uma atividade”, salientou, acrescentando que o programa irá também promover a criação de uma equipa municipal.
“Todos aqueles que se inscreverem vão ser atletas federados, o que significa que se quiserem ir ver um jogo no distrito de Santarém, não pagam a entrada, porque todos os atletas federados na Associação de Futebol de Santarém tem entrada nos jogos”, anunciou, concluindo que “está provado que 74% dos portugueses tem uma predileção pelo futebol e, portanto, acho que se alia aqui um conjunto de fatores que são estimulantes para a prática desta nova iniciativa”.