Seminário “Valorização da Produção – Méis com DOP” reuniu apicultores na Casa do Campino

27 Março 2024, 18:42 Não Por André Azevedo

“O Mel do Ribatejo Norte, Denominação de Origem Protegida (DOP), ex-libris do território ribatejano, foi o protagonista do Seminário “Valorização da Produção – Méis com DOP”, que decorreu no dia 23 de março, na Casa do Campino, em Santarém.

Esta iniciativa, organizada pela AALBA – Cooperativa de Produtores de Mel, no âmbito da Operação – 2.1.4 – Ações de informação – PDR2020-214-102592 – Capacitação dos Produtores,  em parceria com a Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste, Agrupamento Gestor da referida DOP, e que contou com o apoio do Município de Santarém, e com a participação de Nuno Russo, Vereador com o Pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, na Câmara de Santarém, apresentou um programa bastante diversificado, com oradores na área da investigação, produção e controlo de qualidade, onde estiveram presentes vários apicultores da região, que debateram a importância da proteção do mel, produzido no território do Ribatejo.

Nuno Russo afirmou que “O Município de Santarém apoia os vários setores do setor primário, quer seja o mel, a floresta, a pecuária, a agricultura, quer seja a agroindústria”. O Vereador do Município de Santarém aproveitou a oportunidade para apresentar dois exemplos, que demonstram o reforço no apoio a estes setores, tais como a criação de um Conselho Municipal de Agricultura, ainda este ano, de forma a discutir estratégias, planos de ação, planos de intervenção aqui para o Concelho, para além de também irmos apresentar um estudo sobre o setor primário do Concelho, que será discutido”.

O Vereador da Câmara de Santarém enalteceu e agradeceu “a participação e presença de todos neste evento” e relembrou “que estamos sempre atentos  à valorização da produção de méis DOP do Ribatejo”.

A AALBA – Cooperativa de Produtores de Mel, CRL foi fundada em 2012 e é reconhecida como Organização de Produtores, em 2014. Tem como missão concentrar a produção e comercializar o mel e outros produtos apícolas dos apicultores associados.

________________

_____________________

_____________________